FESTIVAL: Cineamazônia comemora 18 anos de festival e 40 anos de Rondônia


A celebração será com mostras, filmes e mesas de conversa fazem parte da programação

PORTO VELHO, RO - A 18° edição do Cineamazônia - Festival de Cinema Ambiental, acontece entre os dias 22 e 31 de maio de 2022, de forma totalmente online e gratuita. Neste ano, a edição comemora 18 anos do festival, além dos 40 anos de Rondônia.

Considerado o mais antigo e maior festival de cinema ambiental da Amazônia, o Cineamazônia apresentará ao público a exibição de curtas, médias e longas metragens, acompanhadas de mesas de conversa, seminário e homenagem ao documentarista, jornalista e escritor Edilson Martins.

Toda a programação acontecerá no site cineamazonia.com.br e poderá ser acompanhada através do canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/cineamazonia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

22 de maio (domingo)

Abertura do Cineamazônia 18 anos – Edição Comemorativa: Rondônia 40 anos;

Filme de estréia: A Expedição Guaporé 1933 – 1935. 32 min. França – Brasil. Dir. Marta Nascimento a partir do acervo do Emil Heinrich Snethlage

23 de maio (segunda-feira)

Mesa Redonda 1 – Imagens do Tempo;

Debate o filme Expedição Guaporé com Gleice Mere (Responsável pela tradução dos diários de Emilie Snethlage), Marta Nascimento e Hein van der Voort (Museu Paraense Emílio Goeldi) com mediação de Jurandir Costa.

24 de maio (terça-feira)

Mesa Redonda 2 – Preservação de Acervos;

25 de maio (quarta-feira)

Mesa Redonda 3 – O fazer cinematográfico dos filmes de documentário em Rondônia e na Amazônia;

26 de maio (quinta-feira)

Mesa Redonda 4 – Rondônia Quilombola;

Debate o filme Quilombagem, 2007. Documentário. com Fernanda Kopanakis, Jurandir Costa e Raimunda Erineide Rodrigues da Silva com mediação de Marco Teixeira.

27 de maio (sexta-feira)

Mesa Redonda 5 – Imagens do Contato;

Debate o filme Na Trilha dos Uru-Eu-Wau-Wau, 1984. Dir. Adrian Cowell com Josélia Neves, Betty Mindlin e Puré Uru Eu Wau Wau com mediação de Juliano José de Araújo (Prof UNIR).

28 de maio (sábado)

Mesa Redonda 6 – O fazer cinematográfico dos filmes de ficção em Rondônia e na Amazônia;

Com Leandro Hbl (filme Rodantes), Maya Da-Rin (filme A Febre) e Hermano Penna (filme Fronteira das Almas) com mediação de Jurandir Costa.

29 de maio (domingo)

Mesa Redonda 7 – Adrian Cowell - 50 anos de acervo;

Debate o filme A década da destruição, 1984. Documentário. Dir. Adrian Cowell e Vicente Rios com Elisabeth Kitamura, Stella Oswaldo Cruz Penido e Brent Millikan com mediação de Jurandir Costa.

30 de maio (segunda-feira)

Contrapartida Social – Seminário Virtual: Como utilizar o cinema em sala de aula;

Com o cineasta Gustavo Spolidoro.

31 de maio (terça-feira)

Homenagem ao documentarista, jornalista e escritor Edilson Martins.


Fonte: Rondoniaovivo
FESTIVAL: Cineamazônia comemora 18 anos de festival e 40 anos de Rondônia FESTIVAL: Cineamazônia comemora 18 anos de festival e 40 anos de Rondônia Reviewed by REDAÇÃO on maio 20, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.