Força feminina no agronegócio rondoniense é tema de “Talk Show” na 9ª Rondônia Rural Show Internacional

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Força feminina no agronegócio rondoniense é tema de “Talk Show” na 9ª Rondônia Rural Show Internacional

Talk Show foi um encontro voltado às produtoras rurais que se dedicam diariamente no desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado

PORTO VELHO, RO - “Mulheres no Agro” foi o tema do Talk Show, um encontro voltado para produtoras rurais que se dedicam diariamente no desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado, realizado na manhã desta terça-feira, 24, no auditório oficial da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 23 a 28 de maio, em Ji-Paraná.

Este ano a 9ª edição da RRS Internacional tem como tema as “Mulheres do Agro”, com o intuito de homenagear e reconhecer o trabalho e a força feminina no agronegócio rondoniense. Diversas atividades serão desenvolvidas durante os dias de feira para as mulheres do agro, e o Talk Show é uma delas. Foi um momento dinâmico, de conversa e troca de conhecimento.

O Talk Show foi mediado pela titular da Secretaria de Estado da Assistência Social – Seas e primeira-dama do estado de Rondônia, Luana Rocha, e contou com a participação de produtoras rurais de destaque no agro de Rondônia, além da esposa do vice-governador, Ângela Jodan, a deputada federal, Mariana Carvalho e da coordenadora da feira, Regiane Lucas.

Em Rondônia, conforme os dados de produtores rurais cadastrados na Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, 82,14% dos empreendimentos rurais de Rondônia são liderados por homens e 17,86% por mulheres, ou seja, quase 18% do público à frente da agropecuária é feminino, um grande avanço que destaca a participação da força feminina no agronegócio.

Durante o Talk Show, foi ressaltada a importância da presença feminina no agronegócio, como por exemplo, a paixão delas pelo agro, os desafios e as dificuldades encontrados, o apoio das esposas aos maridos, o lugar da mulher, a presença delas junto à família, os avanços, o reconhecimento e conquistas alcançadas.

Lair Pereira é produtora de gado de corte do município de Buritis, e trabalha no ramo há 20 anos. Para ela, falar do papel da mulher no agro é muito importante para mostrar que a mulher tem capacidade e conhecimento para gerir vários negócios.


Governo de Rondônia reforça a importância da presença feminina no agronegócio

“Sou filha de uma produtora que criou cinco filhos com o trabalho da roça e sei da verdadeira importância da mulher produtora. A mulher precisa tomar à frente e ocupar o espaço que ela quiser. Hoje eu e meu marido trabalhamos juntos e por isso estamos evoluindo. Hoje temos tecnologia e muito conhecimento ao nosso lado para evoluir cada dia mais. Eu tenho muito orgulho da produtora que eu me tornei”, disse Lair Pereira, emocionada.

A produtora Marcilene Ferreira veio junto com a família, do município de Espigão do Oeste, para participar do Talk Show e prestigiar a 9ª edição da RRS Internacional. “O Talk Show foi maravilhoso. Nós estamos aqui ouvindo a história de grandes produtoras que não desistiram e conquistaram grandes resultados, e hoje são grandes exemplos do agro. Eu me identifico com essas mulheres e sei do potencial que eu tenho para evoluir todos os dias”, contou.

A pecuarista de Sapezal (MG), Silvana Marçom, está participando pela primeira vez da Rondônia Rural Show Internacional. Silvana é agrônoma, pecuarista há 15 anos e trabalha à frente dos negócios de uma distribuidora agrícola, atendendo grandes produtores no Mato Grosso e em Rondônia. Segundo ela, o tema “Mulheres do Agro” valoriza a mão de obra feminina e todas as mulheres que se dedicam ao fortalecimento do agronegócio.

“É muito emocionante ouvir a história dessas mulheres do agro. A gente sabe que onde a mulher coloca a mão ela faz a diferença, porque ela coloca amor e o coração à frente de tudo. Hoje a mulher está se sentindo muito mais pertencente ao agro, ela deixou de ser a esposa do produtor. Hoje ela é a produtora e está fazendo a diferença no agronegócio brasileiro e as mulheres de Rondônia estão de parabéns”, contou.

A solenidade foi prestigiada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, vice-governador, José Jodan, secretário de Estado da Agricultura, Janderson Dalazen, produtoras rurais de várias regiões do estado e demais autoridades.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários