O Dia na História!

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

O Dia na História!




PORTO VELHO, RO 

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Dia do Pedagogo. Dia Mundial da Abelha. Dia Nacional do Medicamento Genérico. Dia da Marinha.
Católicos lembram Santa Corona (padroeira contra epidemias), Santa Áurea, São Bernardino de Sena. Santo Ivo de Chartres, São Lúcifer Calaritano.

RONDÔNIA

1928 – O pastor Januário Soares realiza o 1º culto da Assembleia de Deus em Guajará-Mirim. 1975 – O coronel Humberto da Silva Guedes é nomeado governador de Rondônia, o 26º desde a criação do Território. 1986 – Leis estaduais números 103 e 104 criam os municípios de Alvorada do Oeste e Alta Floresta do Oeste

BRASIL

1880 – Morre a Anna Nery – pioneira da enfermagem no Brasil, primeira mulher a entrar para o Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. 1947 – Nasce o compositor Renato Teixeira (Romaria, Amanheceu peguei a Viola etec). 1989 — Criação de Palmas, capital do Tocantins. 2007 — No Maracanã, jogando pelo Vasco contra o Sport (PE), Romário faz o seu milésimo gol na carreira.

MUNDO

325 – I Concílio de Nicéia, tema principal “a natureza divina de Jesus Cristo”. 1506 – Morre na Espanha o descobridor da América, Cristóvão Colombo. 1570 —Abraham Ortelius publica o Theatrum Orbis Terrarum, o 1º atlas moderno. 1940 — Chegam os primeiros prisioneiros a Auschwitz, o maior centro de matança humana dos nazistas, a grande maioria judeus. 1983 — Luc Montagnier publica a descoberta do vírus HIV que causa a AIDS.

FOTO DO DIA

Santa Luzia do Oeste, desde 1986 o 16º município de Rondônia, tem uma história, como a grande maioria das unidades que formam o Estado, iniciada com a busca da terra pelos migrantes que chegaram pela BR-364 a partir do início da década de 1970. Como muitos outros, foi importante a participação do Incra. Em 1978 o órgão criou naquele lugar uma área urbana denominada “Vila Bambu”, que em 1979, por decisão do governador Jorge Teixeira, em agradecimento pela cura de um problema na vista, denominou o lugar de “Santa Luzia”, ano em que foram construídas uma igreja e uma escola tendo como professoras as moradoras Josefina Rodrigues Soares e Soeli Duarte Dias, e nomeado administrador o morador Catarino Cardoso dos Santos. O município foi criado pela Lei nº 100, a 11/maio/1986.

Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários