Professores da Unir realizam visita “Estação Ecológica de Samuel”

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Professores da Unir realizam visita “Estação Ecológica de Samuel”


A Unidade de Conservação Estadual “Estação Ecológica de Samuel” recebeu na última quinta-feira (12)a visita do Coordenador de..

PORTO VELHO, RO - A Unidade de Conservação Estadual “Estação Ecológica de Samuel” recebeu na última quinta-feira (12)a visita do Coordenador de Unidades de Conservação do Estado de Rondônia (CUC/SEDAM), Antônio Sepeda, professores e estudantes mestrando do Curso de Biologia e Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Sepeda afirmou que o objetivo da visita é intensificar a pesquisa cientifica nas Unidades de Conservação com esse fim, abrindo as portas à professores e alunos da Unir , seja em nível de graduação ou mestrado, a missão serviu para o coordenador conhecer a estrutura física da ESEC Samuel, bem como as estações amostrais (trilhas) do monitoramento da biodiversidade, que será realizado a partir do dia 16/05.

A professora Doutora Malu Messias, do Curso de Biologia da Unir, disse que a visita visa prospectar as condições da Estação Ecológica Samuel, como campo de pesquisa, que orienta a tese de mestrado de seus orientandos.
No ensejo, a gestora da ESECC Samuel e os Professores da UNIR, já alinharam para os próximos dias, aulas de campo, com turmas de até 20 alunos.

Outra professora visitante, professora Doutora Maria Áurea destacou a importância do Estado, através da SEDAM/CUC oportunizar a expansão das pesquisas vidas pela UNI, dentro da area da Estação Ecológica Samuel, que favorecerá acompanhamento dos indivíduos que hoje vivem na área (seja, insetos, anfíbios, aves e animais de grande e pequeno porte), trazendo dados vimplicará se identificar o grau da pressão antrópica sobre a floresta.
Colhendo subsídios para futuros estudos de insetos, o professor Sian Gadelha disse que fazer o reconhecimento das trilhas foi importante aliado e que aguarda novas incursões e visitas na citada unidade de conservação e espera obter resultados importantes com os estudos que serão realizados no interior da estação.

A bióloga e gestora financeira do Programa Arpa, Silvia Gonçalves, disse que a visita dos professores e acadêmicos serviram para uma prospecção de pesquisa cientifica na citada estação e cujas atividades tinham sido suspensas com o advento da pandemia da Covid-19 e que estarão sendo retomadas em uma ação integrada entre a CUC/Sedam e a Unir, pois o foco principal é direcionado para as pesquisas cientificas.

A Estação Ecológica de Samuel é uma unidade de proteção integral estadual sob a gestão da Coordenadora de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental que tem como objetivo preservar e conservar, para fins científicos e educacionais e está dentro das áreas prioritárias para a conservação da Biodiversidade segundo o IBAMA.


Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários