"Dia de Campo da Melancia" será realizado na primeira semana de julho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

"Dia de Campo da Melancia" será realizado na primeira semana de julho


Município tem destaque na produção da fruta

PORTO VELHO, RO - O Dia de Campo sobre o plantio de melancia em Porto Velho está com programação definida para o próximo dia 8 de julho, das 8h às 12h, na Estrada 28 de Novembro, com entrada no quilômetro 21 da Estrada da Penal, Lote 02. A propriedade já desenvolve o plantio de melancia como atividade econômica e servirá de espelho para os demais produtores interessados.

Serão promovidas palestras com apresentação de métodos de preparo de mudas, transplantio, adubação e colheita. Além disso, será explanado sobre a ocorrência e manejo de pragas e doenças na cultura da melancia.

“Teremos vários dias de campo na nossa programação em propriedades que já têm a expertise na produção de alguma coisa. Levaremos outros produtores para conhecerem, além de técnicos da área para explicarem sobre aquela determinada produção”, conta o secretário da Semagric, Gustavo Volpato Serbino.

A ideia é ampliar a possibilidade de produção de culturas já desenvolvidas, tanto nas propriedades onde o evento vai acontecer, quanto em novas propriedades interessadas.


Gustavo Serbino, secretário municipal de agricultura

“No caso desse produtor rural, ele já tem conhecimento nesse plantio de melancia, com irrigação e tecnologia empregada. A melancia tem uma boa produção em Porto Velho, mas sempre na várzea do Rio Madeira, o que só dá produção uma vez ao ano”, considera o secretário.

Segundo Serbino, a safra em período reduzido pode passar a ser durante todo o ano, aumentando a produção em até dez vezes sobre o que é produzido na mesma área. “Outra novidade é aliar o plantio de melancia com a apicultura e a meliponicultura - com abelhas sem ferrão. O incremento na produção, só por ter uma colmeia junto ao plantio, é de 20% no mínimo. Isso porque são as abelhas que mais polinizam a flor da melancia”, acrescenta Serbino.

O evento contará com a participação de instituições como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), além de autoridades do setor envolvido.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários