Draco cumpre 10 mandados de prisão contra quadrilha que tinha ajuda de PM's para invadir terras públicas em RO


Mandados são cumpridos em Porto Velho e São Francisco do Guaporé através da 6ª fase da Operação Canaã, intitulada de “Samuel”.

PORTO VELHO, RO - Agentes da Polícia Civil tentam prender, nesta quarta-feira (15), integrantes de uma organização criminosa que invade e loteia terras públicas do estado de Rondônia. Segundo investigação, as armas para essa quadrilha eram fornecidas por dois policias militares.

São cumpridos 10 mandados de prisão e 6 de busca e apreensão nas cidades de São Francisco do Guaporé (RO) e Porto Velho.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), através da 6ª fase da Operação Canaã, intitulada de “Samuel”.

Segundo investigação, a quadrilha investigada invadiu a Estação Ecológica de Samuel, localizada no município de Candeias do Jamari.

Loteamento de terra pública

A 6ª etapa da operação Canaã descobriu que os suspeitos tinham a ajuda de um topógrafo para ajudar no loteamento de terras na Estação Ecológica de Samuel.

"O núcleo criminoso promovia a venda dos lotes, coordenava invasão e promovia a manutenção dos compradores no interior da unidade de conservação mediante um código de conduta interno, com um rigoroso controle de acesso por grupo armado", diz a Draco.

Ainda conforme a Polícia Civil, a quadrilha era subsidiada pelo fornecimento e comércio ilegal de armas através de dois policiais militares. Esses PMs, além de integrarem a organização criminosa, atuavam na segurança e no recebimento dos lucros.

550 lotes

Ao todo, o grupo criminoso loteou 550 pedaços de terra dentro da Unidade de Conservação em Candeias do Jamari.

Segundo a Draco, parte desses lotes, inclusive, já estava comercializada. As vendas deram cerca de R$ 5 milhões de rendimentos para a organização criminosa.

A 6ª fase da Operação Canaã também descobriu que os criminosos pretendiam invadir e comercializar lotes em outra unidade de conservação ambiental: a reserva extrativista Rio Preto Jacundá e Floresta Nacional do Jacundá.

Fonte: G1/RO
Draco cumpre 10 mandados de prisão contra quadrilha que tinha ajuda de PM's para invadir terras públicas em RO Draco cumpre 10 mandados de prisão contra quadrilha que tinha ajuda de PM's para invadir terras públicas em RO Reviewed by REDAÇÃO on junho 15, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.