Emater Rondônia promove mutirão de atendimento em parceria com INSS no distrito de São Carlos, no Baixo Madeira


Mutirão realizado pela parceria Emater Rondônia e INSS foi de grande importância para a comunidade

PORTO VELHO, RO - A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO realizou no último dia 20 de junho, no distrito de São Carlos, em Porto Velho, um mutirão de atendimento de serviços previdenciários. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, visando atender a demandas de atividades oferecidas pelo órgão naquela localidade.

O distrito de São Carlos está localizado às margens do rio Madeira, cerca de 120 quilômetros à jusante da Capital, Porto Velho, e abriga aproximadamente 1700 habitantes. Devido à dificuldade de acesso à região, em especial na área localizada na margem oposta do rio, onde a travessia depende de pequenas embarcações, as políticas públicas de desenvolvimento e cidadania demoram a chegar.



Políticas públicas são levadas à comunidade ribeirinha por intermédio da Emater

Com a pandemia, a comunidade que já havia sofrido com uma cheia em 2014 ficou ainda mais isolada, deixando de receber atendimento nos mais diversos segmentos governamentais. “A dificuldade da comunidade é grande”, diz Nagila Maria Paula de Oliveira, presidente da Associação dos Agentes de Ecoturismo, Pescadores e Agricultores do Rio Jamari e Adjacências do Baixo Rio Madeira – Aspar.

Embora uma parcela de moradores de São Carlos seja funcionário público, principalmente dos setores de saúde e educação, a economia da região é fortalecida por atividades tradicionais como: extrativismo de castanha e açaí; agricultura de várzea e de terra firme e pesca artesanal. Com a retomada das atividades, a Emater RO tem intensificado o serviço de assistência técnica e extensão rural através de visitas e metodologias coletivas, atendendo às demandas.

O mutirão realizado em parceria com o INSS foi de relevância para a comunidade. Muitos ribeirinhos tiveram acesso a serviços essenciais. “Foram realizados 31 atendimentos de protocolo para o benefício social salário-maternidade”, diz a extensionista da Emater/RO, Julia Costa, do escritório local de Porto Velho. Além do salário-maternidade, também foram realizados atendimentos para o recebimento de aposentadoria rural e auxílio doença.

Nagila argumenta que desde 2016 não havia esse tipo de serviço na comunidade, por isso agradeceu à Emater/RO e ao INSS pelo apoio e trabalho que vêm sendo feito com os ribeirinhos. “A comunidade está agradecida por eles terem vindo até a nossa comunidade”, finalizou a presidente da Aspar.


Fonte: Governo de Rondônia
Emater Rondônia promove mutirão de atendimento em parceria com INSS no distrito de São Carlos, no Baixo Madeira Emater Rondônia promove mutirão de atendimento em parceria com INSS no distrito de São Carlos, no Baixo Madeira Reviewed by REDAÇÃO on junho 24, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.