Operação Lei Seca retira motoristas alcoolizados do trânsito de Porto Velho, no final de semana


A fiscalização aconteceu em pontos estratégicos de Porto Velho, na sexta (17) e sábado (18), com o objetivo de retirar das ruas motoristas alcoolizados

PORTO VELHO, RO - Com 56 autuações pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, que classifica como infração gravíssima conduzir veículo após ingerir bebida alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou nas noites de sexta (17) e sábado (18) a Operação Lei Seca – OLS, em Porto Velho.

Durante a Operação Lei Seca realizada neste sábado (18), na rua Fraga Moreira, no bairro Tiradentes, zona Leste da de Porto Velho, a agente de trânsito Nádia Lizie de Paula Souza; juntamente à equipe da Dtfat abordou 400 veículos, sendo 236 carros e 164 motos e um total de 27 condutores foram flagrados conduzindo veículos alcoolizados.

“Realizamos um trabalho importante para a manutenção da segurança no trânsito, considerando que alcoolizado, o motorista torna-se um assassino em potencial. Fiscalizar e penalizar motoristas alcoolizados é essencial para a segurança viária”, destacou a agente Nádia Lizie.

Com punição administrativa ou criminal, a OLS tem como finalidade cumprir o CTB, retirando da condução perigosa, motoristas que insistem em dirigir após ingerirem bebida alcoólica ou qualquer outra substância psicoativa. O chefe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro explica que, além da punição administrativa, o motorista flagrado conduzindo veículo automotor sob o efeito de bebida alcoólica pode responder criminalmente. “A pena prevista é de detenção imediata, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir”, destaca.

PARCERIAS



A agente de Trânsito Nádia Lizie comandou a Operação Lei Seca deste sábado (18), em Porto Velho

Em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar – BPTran e Polícia Civil – PC, a Operação Lei Seca é executada pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, do Detran Rondônia. Em 2022, a OLS completou 10 anos de vigência em Rondônia, e tem retirado do trânsito toda semana, inúmeros condutores que insistem em dirigir sob influência alcoólica.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida explica que as ações são realizadas em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é cumprir a legislação retirando do trânsito motoristas alcoolizados. “É importante destacar que os lugares das blitzes nem sempre são os mesmos, e que divulgar os locais onde ocorrem as ações em mídias sociais, é crime”, pontuou o diretor. Paulo Higo aconselha que ao ser abordado, o motorista deve manter a calma. “Não há motivo para temer a ação, já que o papel da blitz é preservar vidas”, destacou.

“Cabe aos condutores que gostam de se divertir ingerindo bebida alcoólica, buscarem meios seguros para voltarem para casa. A orientação é escolher um amigo que não bebeu para conduzir o veículo ou utilizar transportes alternativos, como táxis e motoristas de aplicativos. Certamente o valor gasto para seu retorno será menos oneroso, caso seja pego infringindo a lei pela OLS ou causando um acidente, que pode ser fatal”, refletiu o diretor do Detran.

AÇÕES

Seguindo o que determina o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 – Pnatrans, o Detran Rondônia realiza em todo o Estado ações que envolvem fiscalização e educação. O diretor-geral, Paulo Higo afirma que as ações da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet e da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, são realizadas prioritariamente pela Autarquia, com o objetivo de promover a segurança no trânsito, obedecendo ao CTB. “Juntos salvamos vidas”, finalizou.


Fonte: Governo de Rondônia
Operação Lei Seca retira motoristas alcoolizados do trânsito de Porto Velho, no final de semana Operação Lei Seca retira motoristas alcoolizados do trânsito de Porto Velho, no final de semana Reviewed by REDAÇÃO on junho 20, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.