Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho


Cardápios são preparados por um grupo de nutricionistas de acordo com cada faixa etária

PORTO VELHO, RO - Com o objetivo de garantir uma alimentação de qualidade e educação nutricional a todos os estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Porto Velho segue os padrões previstos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Cardápio nutricional atende a 45 mil alunos da rede municipal

Os cardápios são preparados por um grupo de nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conforme a faixa etária dos alunos e enviados para todas as escolas municipais. No total, são atendidos cerca de 45 mil alunos da creche ao ensino fundamental.

“Esses cardápios são diferenciados para o ensino fundamental, creche e pré-escolar, afinal, são faixas etárias diferentes. Além disso, cada escola tem a flexibilidade de fazer o cardápio de acordo com a aceitabilidade dos seus alunos. Em todos eles, nós calculamos a parte nutricional exigida pelo PNAE, mas também respeitamos a questão da aceitabilidade de cada aluno quanto ao alimento que é fornecido na merenda escolar”, explica a nutricionista Fernanda Miranda.

QUALIDADE

Na prática, a alimentação dos alunos é a mais natural possível, composta por frutas, verduras, carnes, iogurtes, sucos naturais e hortaliças, entre outros itens necessários para o bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Produtos achocolatados, ultraprocessados e bebidas lácteas estão fora dos cardápios nas escolas da rede municipal de Porto Velho.


Município privilegia alimentos da agricultura familiar na merenda escolar

“A gente se preocupa com o teor do cardápio diferenciado e qualitativamente estudado, para que os alunos possam progredir no aprendizado. A alimentação melhora a parte congnitiva da criança, além de ser para muitas delas a principal refeição do dia”, comenta a nutricionista.

AGRICULTURA FAMILIAR

Pelo menos 30% dos produtos servidos na merenda escolar devem ser adquiridos da agricultura familiar. A regra é estabelecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que repassa parte dos recursos e busca incentivar e valorizar os produtores, além de proporcionar uma alimentação com maior valor nutricional às crianças.

Em 2021, 58% do recurso federal (PNAE) destinado para a merenda escolar no município de Porto Velho foi investido na aquisição de produtos da agricultura familiar.
Atualmente, são investidos cerca de R$ 1,3 milhão ao mês na aquisição de produtos para a merenda dos alunos, sendo que parte desse valor tem a contrapartida do município.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários