Quatro pessoas seguem em estado crítico após mortes de mais de 20 jovens em festa na África do Sul

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Quatro pessoas seguem em estado crítico após mortes de mais de 20 jovens em festa na África do Sul


Polícia ainda investiga circunstâncias da tragédia, cuja vítima mais jovem tinha 13 anos

PORTO VELHO, RO - 
Autoridades da África do Sul confirmaram nesta segunda-feira que quatro pessoas seguem em estado crítico no hospital após participarem de uma festa em East London, onde ao menos 21 jovens foram encontrados mortos. A polícia ainda investiga as circunstâncias da tragédia, cuja vítima mais jovem tinha apenas 13 anos.

O porta-voz da província de East Cape, Khuselwa Rantjie, disse à CNN americana que o dono da casa noturna não foi preso, mas o Conselho de Bebidas da província fechará o local nesta segunda-feira para permitir que as investigações sejam concluídas.

Os mortos não apresentavam sinais visíveis de ferimentos, provocando especulações iniciais entre autoridades e políticos locais de que se tratava de um caso de consumo de álcool por menores que deu tragicamente errado. Mas novos detalhes surgiram na segunda-feira, quando os sobreviventes falaram de um cheiro forte e sufocante no prédio de dois andares lotado.

Sinovuyo Monyane, de 19 anos, que foi contratada pelo bar para promover uma marca de bebidas alcoólicas, disse que ainda estava "confusa" sobre o que aconteceu, mas se sentia sortuda por estar viva. Ela disse que lutou contra uma multidão que se espremia para escapar por uma porta.

— Tentamos nos mover no meio da multidão, gritando 'por favor, deixe-nos passar', e outros gritavam 'estamos morrendo, pessoal', 'estamos sufocando' e 'há pessoas que não conseguem respirar'. Eu desmaiei naquele momento. Eu estava ficando sem fôlego e havia um forte cheiro de algum tipo de spray no ar. Achamos que era spray de pimenta — disse ela à AFP.

Um DJ também comemorava seu aniversário na festa, contou que muitas pessoas forçaram a entrada no local que já estava lotado.

— Tentamos fechar a porta, mas as pessoas continuavam empurrando. Os seguranças não conseguiam lidar com a multidão que estava empurrando do lado de fora da porta de entrada. Havia muita gente — relatou à AFP.

Conforme as autoridades, a maioria das vítimas eram estudantes comemorando o fim de seus exames do ensino médio. Autópsias devem revelar se as mortes podem estar ligadas a envenenamento.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, expressou suas condolências às famílias das vítimas.

"Enquanto o presidente aguarda mais informações sobre o incidente, seus pensamentos estão com as famílias que perderam crianças, bem como com as famílias que aguardam a confirmação de como seus filhos podem ter sido afetados", disse um comunicado da presidência.


Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários