Visitas a ações municipalistas no interior, educação profissional e atividades na saúde são destaques da semana

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Visitas a ações municipalistas no interior, educação profissional e atividades na saúde são destaques da semana


Ações municipalistas têm como finalidade chegar a todas as cidades de Rondônia



A semana começou com inúmeras ações nos diversos eixos estratégicos do Governo de Rondônia. Com ações municipalistas sendo feitas pelo interior do Estado, nesta semana, houve visitas in loco nos municípios de Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso, onde os Projetos “Tchau Poeira” e o “Governo na Cidade” acontecem simultaneamente.

Outras atividades desenvolvidas nas áreas da Educação, Saúde, entre outras também fazem parte dos destaques da semana.

AÇÕES MUNICIPALISTAS

O que antes era um asfalto desgastado, cheio de buracos e com riscos de acidentes, hoje dá lugar a uma pavimentação nova em várias ruas de Ouro Preto do Oeste com serviços de recapeamento, executados pelo projeto “Tchau Poeira”, do Governo de Rondônia.


CAMPO DO INCRA

Obra para transformação do campo do Incra, em Ouro Preto, foi iniciada em maio e faz parte do projeto “Governo na Cidade”

Para incentivar a prática de atividades esportivas e oferecer um local mais adequado para o lazer da população de Ouro Preto do Oeste, o campo do Incra está sendo revitalizado para se transformar em estádio, com investimento do Poder Executivo Estadual.


REVITALIZAÇÃO

Ainda na Região Central do Estado, a cidade do Vale do Paraíso passa por um novo ciclo de desenvolvimento com as obras de revitalização feitas com recurso do Governo de Rondônia. Na quinta-feira, 2, foi assinada a Ordem de Serviço pelo Executivo Estadual, dando início à obra de reforma da Praça Deusdethe, que foi comemorada pela população. A ação soma-se a outras obras estruturantes como a do “Tchau Poeira”, que abrange pavimentação e recapeamento no município.


EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Com as ações voltadas para oferecer capacitação profissional gratuita, por meio de cursos técnicos, de qualificação profissional e formação inicial, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, ganhou uma nova sede na última segunda-feira, dia 30 de maio, em Porto Velho.

A nova sede do Idep, bem como a Escola Técnica Estadual de Porto Velho – Etec, passa a contar com dez salas de aula, com capacidade para 840 alunos, que vão poder estudar em três turnos diários.


OPORTUNIDADE

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes do Governo de Rondônia, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, até o dia 6 de junho.

São 30 vagas por turma, além do cadastro reserva. A escolaridade mínima é de Ensino Fundamental II (6° ao 9° Ano) e a idade mínima varia entre 14 e 18 anos, de acordo com a formação escolhida.


PROCESSO SELETIVO

Estão abertas as inscrições para policiais militares pertencentes ao cadastro de reserva de praças do corpo voluntário de militares do Estado da reserva remunerada, voltado à participação do Processo Seletivo para convocação ao serviço ativo, em caráter transitório, visando ao preenchimento de vagas junto à Escola Técnica Estadual de Porto Velho – Etec, localizada na sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, em Porto Velho. As inscrições seguem até o próximo dia 10 de junho.

EVASÃO ESCOLAR

Com intuito de melhorar a qualidade da Educação e combater a evasão escolar, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realiza a Agenda do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Agenda Saeb, tendo como estratégia a Busca Ativa Escolar – BAE.

Para os cursos, são oferecidos todos os materiais didáticos e insumos necessários

Com a união de esforços 2.314 estudantes que estavam fora das escolas foram identificados, matriculados e registrados na plataforma. Além disso, outros 2.613 localizados estão em processo de rematrícula.


BENEFÍCIO

O Governo de Rondônia pagou de março a maio de 2022 o montante de R$ 45.023.035,92 (quarenta e cinco milhões, vinte e três mil e trinta e cinco reais e noventa e dois centavos) de Licença Prêmio em Pecúnia e Verbas Rescisórias a professores e técnicos educacionais ativos e inativos, da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, beneficiando 2.505 servidores.


JOGOS ESCOLARES

A Fase Macrorregional Metropolitana dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer 2022, já tem data prevista para o dia 14 de julho, em Porto Velho. Esta fase contará com 18 modalidades, sendo olímpicas e paralímpicas, e a expectativa para as inscrições, que estarão abertas até o dia 15 de junho, é de que 45 escolas participem na Capital, contando com dois mil estudantes nessa edição, com jogos que serão realizados em 17 locais.


TRANSPORTE ESCOLAR

Com o objetivo de otimizar o acesso à Educação, o Governo de Rondônia, por meio da Seduc, realizou junto a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, a celebração do acordo de parceria para implantação do sistema “Transcolar Rural”, que tem como objetivo o planejamento e gestão do transporte escolar rural, tratando-se de uma ferramenta de geração de rotas e custos para o transporte escolar rural.


ENEM

A primeira edição do Aulão “Trilhando rumo ao Enem” deste ano, aconteceu na última semana, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho e reuniu estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de escolas da Rede Estadual da Capital. A finalidade do aulão é preparar e auxiliar estudantes para o Enem 2022. Em torno de 900 alunos se fizeram presentes na ocasião.


SAÚDE OCUPACIONAL

A Seduc vem realizando desde março atividades na área de saúde ocupacional em todas as 18 Coordenadorias Regionais de Educação – CREs. Até o fim de junho, as palestras tem como objetivo fortalecer o suporte e a execução das ações dos Projetos de Ginástica Laboral e de Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho.


MELHORIAS

Passados 30 dias da reforma do Hospital Infantil Cosme e Damião, o Governo de Rondônia concluiu a troca das telhas do prédio, e no momento, estão sendo realizados os serviços de impermeabilização das lajes, platibandas e área técnica, além da execução dos rufos, calhas e chapins. No segundo momento, será feita a reforma do forro com a instalação de placas removíveis, com o intuito de facilitar a manutenção do prédio.


SELO DE QUALIDADE

Nove Unidades de Terapia Intensiva – UTIs de seis hospitais da Rede Pública de Saúde de Rondônia, receberam na última semana o “Selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho”, do Projeto UTIs Brasileiras, destinado a Unidades de Terapia Intensiva adulto e pediátrica, que atendem os critérios de qualidade da Agência Nacional de Vigilância em Saúde – Anvisa.


TECNOLOGIA

Programa foi elogiado pelos participantes que se esforçam na laboral

Para gerenciar a gestão do ciclo do sangue de forma automatizada e ofertar ao doador espaço de acompanhamento de suas doações, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron, realizou na sexta-feira, 3, o lançamento do Sistema Integrado de Hemorrede do Estado de Rondônia – Sihro e a plataforma “Salve Vidas”.


OPERA RONDÔNIA

O Governo de Rondônia efetua, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, o repasse de R$ 1.520.618,38 (um milhão, quinhentos e vinte mil, seiscentos e dezoito reais e trinta e oito centavos) para o município de Alvorada do Oeste realizar 1.242 cirurgias por meio do Projeto “Opera Rondônia”.


APRIMORAMENTO

Com o objetivo de dar continuidade ao fortalecimento da atenção à Saúde no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, realizou capacitação referente ao Sistema de Informação do Câncer – Siscan, para profissionais da Sesau, de Secretarias Municipais de Saúde e prestadores de serviços oncológicos.


ASSISTÊNCIA

Atualmente a Fhemeron atendente mais de 120 pacientes hemofílicos em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron, com intuito de proporcionar um atendimento mais humanizado aos pacientes portadores de doenças hemofílicas passou a realizar, em Porto Velho, a entrega das medicações em domicílio, proporcionando melhor qualidade de vida aos atendidos.


SEGURANÇA

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran, tem intensificado as ações de orientação e educação para o trânsito objetivando mais segurança viária. A autarquia passou a realizar no período noturno blitzes de orientação de trânsito em vários pontos da cidade.


NOVA CNH

Baseada na Resolução Nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran de 13 de dezembro de 2021, que regulamenta as especificações, a produção e a expedição da Carteira Nacional de Habilitação – CNH com novo layout, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia passou a fazer a produção da documentação.

Nova CHN é mais segura e amplia campos para inserção de nome

A nova CNH amplia os campos para inserção de nome, permitindo a inclusão do nome social para quem tem este já inserido na Carteira de Identidade, bem como, possibilitará campos para inclusão de filiação afetiva.


GOLPE DO PIX

A Polícia Civil de Rondônia faz um alerta à população sobre os cuidados com fraudes, principalmente após o aumento no número de casos de golpes envolvendo o uso do PIX no Estado. Conforme dados da polícia, tem sido cada vez maior a quantidade de pessoas que são roubadas por meio de transferência de dinheiro pelo PIX em todo o Estado.


SISTEMA PRISIONAL

A Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, abriu chamamento público para contratação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip, para implementação do Escritório Social no município de Porto Velho.

Nesta edição participam policiais civis e militares de Rondônia, policiais federais e policiais rodoviários


INVESTIMENTOS

A Polícia Civil de Rondônia destaca os investimentos nos últimos três anos, com ações do Poder Executivo. A capacitação de servidores, tanto na área operacional quanto administrativa, também tem sido reforçada. Com os repasses de recursos destinados, inclusive por emendas parlamentares, foram adquiridos equipamentos não letais – dispositivos eletro incapacitantes, realização de cursos e treinamentos para os policiais, dentro e fora do Estado, por exemplo.


APERFEIÇOAMENTO

Com a finalidade de garantir a presença permanente das instituições policiais e de fiscalização na região de fronteira e repressão de delitos, por meio de ações integradas dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais, o Governo de Rondônia promove o Curso de Unidades Especializadas de Fronteira.


INVESTIMENTO

O Governo de Rondônia entregou 139 capacetes anti-tumulto para o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – Gape, de Porto Velho. Os capacetes proporcionarão mais proteção individual e segurança à corporação no exercício de suas funções.


TRANSPARÊNCIA

Todos os serviços e acessos disponibilizados por meio do antigo portal já foram migrados para a nova página

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog lançou na quarta-feira, 1°, o novo portal oficial da pasta disponível no endereço eletrônico www.sepog.ro.gov.br. Com um layout mais dinâmico e objetivo, o novo site tem como objetivo readequar as ações de comunicação da secretaria, reforçando a imagem institucional do órgão e proporcionando transparência das atividades desenvolvidas pela instituição.


AÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia – Sedam realizou uma ação social, para o cadastramento e atualização do Cadastro Único e Auxílio Brasil do Governo Federal, na Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, localizada no Assentamento Joana D’arc III.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As atividades em alusão a Semana do Meio Ambiente foram iniciadas pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, nesta quarta-feira, 1º, com a realização de blitz educativa, que teve como objetivo conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância dos cuidados com a natureza e a prevenção às queimadas, tema da ação.

O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o mês é considerado Junho Verde, em referência a data.


MEIO AMBIENTE

A Polícia Militar de Rondônia incentiva a sociedade a debater o desenvolvimento e conservação da natureza já na abertura da Semana do Meio Ambiente, no último dia 1° de junho.

A programação se estende até o próximo dia 7 de junho. Já o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972, é celebrado no próximo domingo dia 5.


CULTURA

A Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, em conjunto com o Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC, realizou entre os dias 13 e 16 de maio, a 5ª Conferência Estadual de Cultura. Este é o mais importante espaço democrático de debates coletivos para discussão de propostas de organização e planejamento de políticas culturais para Rondônia.


INOVAÇÃO

Em Rondônia, foram submetidas 248 ideias inovadoras, sendo selecionadas 150 para próxima fase

Em Rondônia, 776 pessoas, de 17 municípios rondonienses, submeteram 248 ideias inovadoras, no Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadoras, o Centelha.

Entre as apresentadas 150 foram classificadas na primeira etapa, e estão aptas a seguir para a próxima etapa, o estágio de Projeto de Empreendimento, que acontece no dia 22 de junho.


RECORDE

A 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional quebrou recordes. Muitos negócios importantes foram firmados na feira. No setor da piscicultura, o projeto “Pride”, de iniciativa de investidores de Israel, traz a implantação de uma mega fazenda de tambaqui, que funcionará como Centro de Conhecimento Sustentável para ajudar a piscicultura a se fortalecer. Um investimento de US$ 80 milhões na produção do tambaqui no Estado, aumentará a exportação do peixe.


AGROPECUÁRIA EM DESTAQUE

Maior rebanho nacional dentro das áreas livres de febre aftosa sem vacinação, patamar alcançado em 2021, com mais de 16,2 milhões de cabeças no pasto, o Estado tornou-se referência em sustentabilidade, visto o avanço do setor pecuário sem prejuízos às áreas de conservação ambiental. Rondônia também tem sido destaque no setor agrícola, com uma produção crescente de culturas que geram riquezas ao País, como a soja, o café e o milho.


Rondônia tornou-se referência em sustentabilidade, visto o avanço do setor pecuário sem prejuízos às áreas de conservação ambienta

Fonte : Portal do Governo do Estado de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários