CONCURSO - Secretaria de Educação lança concurso público com 4254 vagas

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

CONCURSO - Secretaria de Educação lança concurso público com 4254 vagas


Aplicação das provas está prevista para outubro e vai abranger conteúdos de conhecimentos básicos, complementares e específicos


PORTO VELHO, RO - O novo edital do concurso público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) foi publicado e oferta 4.254 vagas para nível superior, incluindo vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva. Do total de chances, 3.880 são para professor de educação básica; 100 para pedagogo – orientador educacional e 274 para analista de gestão educacional da carreira assistência à educação.

A remuneração varia entre R$ 4.076,99 e R$ 5.497,13, para uma carga horária entre 20 e 40 horas semanais.

O novo certame da SEEDF estará com inscrições abertas no período entre 2 e 31 de agosto. e provas estão previstas Consoante com o edital, o certame será composto por seguintes etapas:

Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova de títulos, de caráter classificatório.

Conteúdo programático

A aplicação das provas está prevista para outubro. Para os cargos de pedagogo orientador educacional, os exames estão previstos para 9 de outubro. Já para gestores, em 16 de outubro. Veja aqui as principais datas aqui!

Os exames vão abranger conhecimentos básicos, complementares e específicos. Segundo o edital as provas objetivas terão o seguinte conteúdo programático:

Conhecimentos Básicos (para todos os cargos):


Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Figuras de linguagem.

Uso de Tecnologia na Educação e Informática Básica: Segurança da informação (noções de vírus e pragas virtuais,Procedimentos de backup). Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha).Sistema operacional e ambiente Windows (edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows). Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 5 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Noções de Direito Administrativo: Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Organização administrativa do Estado. Administração direta e indireta. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações

Conhecimentos acerca do Distrito Federal: Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.

Atualidades (somente para prova discursiva): Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Conhecimentos Complementares:


Legislação (para todos os cargos): Constituição Federal de 1988 (artigos de 205 a 214), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 6 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, Resolução CNE/CEB nº 7/2010. 7 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Resolução CNE/CEB nº 3/2018, Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Educação de Jovens e Adultos a Distância, Resolução CNE/CEB nº 1/2021, Lei nº 13.415/2017 Reforma do Ensino Médio, Lei Orgânica do Distrito Federal, Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações, Resolução nº 2/2020 CEDF, Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Plano Distrital de Educação (PDE 2015 2024), Currículo em Movimento da Educação Básica, Pressupostos Teóricos, Diretrizes de avaliação educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala, Plano Distrital de Política para Mulheres, Lei nº 5.105/2013 (para cargos da carreira Magistério Público), Lei nº 5.106/2013 (para cargos da carreira Assistência à Educação).


Temas Educacionais e Pedagógicos (somente para os cargos da carreira de Magistério Público): Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo.Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. Currículo do proposto à prática.Tecnologias da informação e comunicação na educação. Educação para a diversidade, cidadania, educação em e para os direitos humanos e educação a distância. Educação integral. Educação do campo. Educação de Jovens e Adultos. Educação ambiental. Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. Educação/sociedade e prática escolar.Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico cultural. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Processos de ensino e de aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor. Componentes do processo de ensino. Objetivos, conteúdos, métodos, estratégias e meios. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. Função histórico cultural da escola. Escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. Projeto político pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos norteadores. Políticas públicas para a Educação Básica. Gestão democrática. Educação em Direitos Humanos (Educação indígena; Educação quilombola; Educação das relações étnico raciais; Educação em gênero e diversidade).


Confira o edital na íntegra e veja o conteúdo espécifico para os estudos!


Fonte: Rondoniaovivo

Postar um comentário

0 Comentários