Incêndio atinge prédios comerciais no Centro de SP; bombeiros ficam feridos e área é interditada por risco de desabamento

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Incêndio atinge prédios comerciais no Centro de SP; bombeiros ficam feridos e área é interditada por risco de desabamento



Fogo começou na noite deste domingo (10) em prédio de dez andares e alastrou para outras três edificações. Bombeiros sofreram queimaduras e foram levados para o pronto-socorro do Tatuapé.

PORTO VELHO, RO - 
Um incêndio atinge há mais de 12 horas ao menos quatro prédios comerciais na Rua Barão de Duprat, região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo.

Segundo o coronel Melo, o incêndio começou por volta das 21h deste domingo (10), na área térrea de um prédio de dez andares, e se alastrou para outros três imóveis.

Uma loja de artigos de papelaria e festa, que ficou completamente destruída, além de um prédio de seis andares, que corre risco de desabar, e uma igreja ortodoxa.

Todos os imóveis estavam vazios, incluindo a igreja, a primeira ortodoxa do país.

Ao g1, Edilon Pinheiro, sacristão da Catedral Metropolitana da Arquidiocese da Igreja Ortodoxa Antioquina, disse que eles não sabem o tamanho do prejuízo na unidade do Centro.

“Ficamos muito tristes. Temos informações de que o fogo atingiu a igreja, mas ainda não sabemos os danos. É a primeira igreja ortodoxa fundada no Brasil, em 1904. Os arquivos dela são grandes e tem informações da religião e história do nosso povo. É um patrimônio histórico da colônia síria no Brasil”, afirmou.

Por volta das 8h, os bombeiros atuavam para conter as chamas no prédio maior, de dez andares. Nos demais imóveis, o fogo já tinha sido controlado.

A expectativa, de acordo com o coronel Melo, é a de ao menos mais 24 de trabalhos no local.


Vista aérea de incêndio na região da 25 de março, nesta segunda (11) — Foto: Reprodução/TV Globo


Incêndio em prédio no Centro de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Dois bombeiros que atuavam no combate às chamas ficaram feridos. Eles sofreram queimaduras de 2º grau e foram encaminhados para o pronto-socorro do Tatuapé com mais de 15% do corpo queimado.

28 viaturas e 80 bombeiros trabalham para combater as chamas.



Comércio e igreja localizados na região da 25 de março antes e depois de incêndio iniciado neste domingo (10) — Foto: Reprodução/Google Maps; TV Globo



Bombeiros atuam há mais de dez horas em incêndio no Centro de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Eles entraram no prédio de dez andares e atuam do lado de dentro e de fora para evitar que as chamas se alastrem para outras edificações.

Funcionários de lojas do entorno aguardam para saber se as lojas poderão ser abertas.

Moradores de um prédio residencial ao lado da edificação em chamas foram orientados a deixar os apartamentos por conta dos riscos, embora o prédio não tenha sido atingido pelo fogo.


Incêndio no Centro de SP — Foto: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os bombeiros ainda não sabem o que teria provocado o incêndio.

Segundo Secretaria da Segurança Pública, o caso foi registrado como incêndio e furto. A polícia teve acesso à imagens filmadas por câmeras de segurança, que mostram um indivíduo saindo de um estacionamento próximo ao local, carregando dois sacos pretos cheios de objetos. Logo após a saída dele, foi possível observar um clarão vindo da direção das chamas.

O incêndio afetou a circulação de ônibus no local. A SPTrans informou que as linhas que passam pela região estão realizando desvios e que sua equipe técnica acompanha a situação.

O Mercado Municipal de São Paulo, que fica próximo ao local, está funcionando, mas o acesso a ele está comprometido, com os bloqueios e desvios no trânsito devido ao fogo nos imóveis.




Bloqueios devido ao incêndio:

Rua Cavalheiro Basilio Jafet acesso a Rua 25 de março
Rua da Cantareira com Avenida Senador Queiroz
Rua Barão de Duprat com Rua da Cantareira
Rua Barão de Duprat com Rua Afonso Kherlakian
Rua Barão de Duprat com Rua Assad Abdalla
Rua Barão de Duprat com Rua Carlos de Souza de Nazaré
Avenida Prestes Maia com Rua Carlos de Souza de Nazaré

Balanço incêndio 2022

Levantamento feito pela TV Globo aponta foram registrados 127 incêndios na Grande São Paulo neste ano.

Desse total, 48 pessoas feridas, 8 mortas e 706 equipes dos bombeiros foram mobilizadas. 17 foram em edificações comerciais, resultando em 4 feridos, sem mortos, e 136 viaturas dos bombeiros no atendimento.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários