Ministros das Finanças do G20 iniciam reunião em Bali

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Ministros das Finanças do G20 iniciam reunião em Bali



Efeitos do conflito na Ucrânia estão na pauta de discussões

PORTO VELHO, RO - Os ministros das Finanças do Grupo dos 20 (G20) estão reunidos na ilha de Bali, na Indonésia. O grupo reúne os principais países industrializados e emergentes. As autoridades estão tentando encontrar um denominador comum para a economia global, em um momento em que o grupo permanece dividido em conexão com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O conflito no leste da Europa vem agravando a situação das cadeias de suprimentos, atingida pela pandemia. A alta dos preços dos alimentos e combustíveis está afetando as pessoas em todo o mundo, desde os países mais abastados do Ocidente até as nações em desenvolvimento em condições menos privilegiadas.

Bancos centrais, incluindo o dos Estados Unidos, têm lidado com a situação elevando taxas de juros.

Efeito cascata

A ministra das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani Indrawati, alertou hoje (15) que isso está provocando efeito cascata no resto do mundo.

Ela disse que a situação "está se tornando um risco para muitas economias emergentes, assim como países de baixa renda. E estes são exatamente os riscos com que precisamos lidar".

Ela afirmou que o G20 precisa se unir para adotar ação eficaz em relação a questões humanitárias.

Contudo, é grande a possibilidade de que continue o impasse envolvendo a Ucrânia. Na cúpula de chanceleres do G20 realizada na semana passada, o encontro foi encerrado sem uma declaração conjunta.


Fonte: Agência Brasil


Postar um comentário

0 Comentários