Prefeitura promove “Dia de Campo” da melancia


Evento na Estrada 28 de Novembro busca levar técnicas de produção rural aos produtores de Porto Velho

PORTO VELHO, RO - Buscando levar técnicas de produção aos pequenos e médios produtores rurais de Porto Velho, a Prefeitura promoveu, nesta sexta-feira (8), o “Dia de Campo” da melancia na Estrada 28 de Novembro, no setor chacareiro da capital.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), discute métodos de análise e preparo de solo, de plantio, adubação e colheita.

“O ‘Dia de Campo’ serve para isso, para trazer o produtor rural, especialmente o produtor da agricultura familiar, para aprender as melhores técnicas de produção para que ele mesmo consiga produzir com mais eficiência e com melhor qualidade utilizando a própria força de trabalho”, destacou Gustavo Serbino, secretário da Semagric.

Ainda de acordo com o titular da pasta, a ideia de se criar o Dia de Campo surgiu após diversas tratativas entre a gestão e as associações de produtores rurais do município.


Setor chacareiro de Porto Velho é responsável por diversas produções

“No final do ano passado, fizemos um levantamento com as associações para ver as principais dificuldades que eles tinham, que é exatamente a falta de conhecimento sobre as técnicas de produção”, completou.

Jobson Monteiro, de 36 anos, e sua família saíram de São Miguel do Guaporé há três meses para investir na produção agrícola em Porto Velho. Segundo o produtor rural, o principal objetivo é produzir melancia.

“Nós saímos de uma região onde o solo é diferente do que temos em Porto Velho, então essa troca de conhecimento servirá para aprimorar os métodos que já utilizamos”, relatou.

Silvanete de Jesus Ribeiro, de 56 anos, tem uma pequena propriedade na Linha H27, em Porto Velho. “Essa experiência é muito boa. Estou aprendendo demais com os agrônomos. E esse apoio que a Semagric está dando vai ajudar e muito com a nossa produção, principalmente no que diz respeito a correção de solo e técnicas de cultivo”, explicou a produtora.

O evento contou com diversas palestras sobre preparo de mudas, transplantio, manejo, além da visitação in loco do plantio.

Também participam do evento a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura promove “Dia de Campo” da melancia Prefeitura promove “Dia de Campo” da melancia Reviewed by REDAÇÃO on julho 08, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.