MP apresenta denúncia contra investigados da 7ª fase da Operação Canaã em Rondônia

Instituição pede a condenação por crimes de organização criminosa, dano à Unidade de Conservação e de invasão de terras públicas

Porto Velho, RO - O MP-RO (Ministério Público de Rondônia) ofereceu denúncia à Justiça de Rondônia contra seis investigados por prática de crimes ambientais, invasão e terra pública de um Parque Estadual em Rondônia. A denúncia foi formalizada nesta terça-feira (25) por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim.

De acordo com o MP-RO, os investigados foram alvos da 7ª fase da Operação Canaã intitulada como “Anomia”. A ação ocorreu para investigar e desarticular a organização criminosa voltada à prática de crimes ambientais no interior do Parque Estadual de Guajará-Mirim, e em parte da Zona de Amortecimento, conhecida como “Bico do Parque”.

Durante a investigação, foi descoberto indícios da existência de estruturada organização criminosa armada atuante em Nova Mamoré (RO) e Porto Velho (RO). Além disso, a organização criminosa atuava com ênfase na região do Distrito de Jacinópolis, na capital, onde está localizado o Parque Estadual de Guajará-Mirim e zona de amortecimento.

Ainda de acordo com o MP-RO, o grupo criminoso denunciado tem como objetivo a invasão, ocupação, exploração e comercialização, mediante o uso de armas e a prática de significativos danos ambientais. Os acusados ainda faziam promessa de suposta regularização fundiária futura e com isso realizavam a comercialização de lotes no interior da área de posse e domínio do Estado.

A denúncia imputou a todos os seis investigados os crimes de organização criminosa, de causar dano à Unidade de Conservação e de invasão de terras públicas.

Fonte: Diário da Amazônia
MP apresenta denúncia contra investigados da 7ª fase da Operação Canaã em Rondônia MP apresenta denúncia contra investigados da 7ª fase da Operação Canaã em Rondônia Reviewed by Redação on outubro 25, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.