Agevisa iniciará na próxima semana uma nova turma para capacitação técnica em salas de vacina

Nas aulas praticas supervisionadas pelas técnicas da Agevisa o aprendizado para vacinação da BCG é criterioso

Porto Velho, RO - No próximo dia 23, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), inicia a segunda turma do curso presencial de Capacitação em Sala de Vacinas, com previsão para atender técnicos de mais 36 municípios. A formação, além das aulas teóricas, mantém o foco no estágio supervisionado acompanhado por instrutores capacitados em imunização. Os lugares são estratégicos, como forma de garantir uma formação sólida aos aprendizes encaminhados pelos diversos municípios de Rondônia.

A alta rotatividade de profissionais, a idade avançada da maioria dos vacinadores existentes, bem como a especificidade do programa de imunização, que possui um sistema de informação detalhado para a inserção das informações sobre as doses administradas, são fatores que fundamentam a realização do curso de Capacitação em Sala de Vacinas realizado pela Agevisa.

Em junho de 2021, tendo em vista a pandemia da covid-19 e o processo e vacinação contra a doença em andamento, durante 15 dias, seis (6) equipes compostas por técnicos da imunização estadual supervisionaram os 52 municípios do Estado.

“A referida supervisão trouxe apontamentos que balizou o planejamento da agência para o biênio 2021/2022 com o intuito de agir, enfrentar e encontrar soluções para os principais problemas encontrados: qualificação urgente de pessoal, aquisição de equipamentos para o acondicionamento de vacinas e mutirões de vacinação nos municípios mais deficientes. A direção geral da Agevisa, na pessoa do coronel Gilvander Gregório de Lima, abraçou imediatamente a ideia, juntamente com a coordenador estadual de imunizações, Ivo Barbosa”, ressalta o assessor técnico da Coordenação Estadual de Imunizações, Sid Orleans.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A organização didática pedagógica da Capacitação em Sala de Vacinas foi planejada pelas técnicas da Agevisa, enfermeiras Eliza Ferraz e Luzanira Moraes. Uma das aulas práticas da primeira turma foi realizada no Centro Integrado Materno Infantil da Porto Velho.

“Aqui nossos capacitando aprendem a aplicar a vacina BCG, que requer técnica diferenciada das demais vacinas por ser intradérmica, aplicada no braço entre as camadas derme e epiderme da pele. Essa vacina é aquela que fica a marquinha, a cicatriz no braço direito. Por ser recém-nascido é delicado. Além disso a BCG está disponível só nas maternidades e é regulada, com distribuição controlada. As maternidades tem equipes para efetuar essas vacinas”, finaliza a formadora da Agevisa Eliza Ferraz.

Fonte: O Observador
Agevisa iniciará na próxima semana uma nova turma para capacitação técnica em salas de vacina Agevisa iniciará na próxima semana uma nova turma para capacitação técnica em salas de vacina Reviewed by Redação on novembro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.