Compondo comissão nacional, MPRO apresenta proposta para normatização de ouvidorias em reunião do CNOMP

A proposta institui normas reguladoras e diretrizes para o serviço

Porto Velho, RO - Integrando comissão nacional, a Ouvidoria do Ministério Público de Rondônia apresentou na última quinta-feira (10/11), em Belo Horizonte (MG), proposta final de diretrizes e princípios para a normatização do órgão, no âmbito do MP brasileiro. A iniciativa busca fortalecer o funcionamento do serviço, tornando-o ainda mais efetivo ao cidadão.

O assunto foi debatido durante a programação da sessão ordinária do Conselho Nacional das Ouvidoras dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP), na capital mineira, que se estende até esta sexta-feira (11/10).

A apresentação foi feita pela Comissão de Estudo, cuja composição tem a participação da Promotora de Justiça Andrea L. Damacena F. Engel, Ouvidora do MPRO e vice-presidente do Conselho para a região Norte. Coordena o grupo o Diretor de Planejamento do Conselho, Procurador Ailton Silva, Ouvidor do Ministério Público Militar.

A proposta institui normas reguladoras e diretrizes para o serviço, destacando a importância de princípios como independência e autonomia, bem como a necessidade do exercício do cargo de Ouvidor com exclusividade.

"O texto sugere a regulação das Ouvidorias com uma previsão normativa comum a todos os MPs brasileiros, estabelecendo estrutura mínima para funcionamento, bem como a obrigatoriedade de eleição para o cargo de Ouvidor, fixação do prazo de mandato limitado a uma recondução e atuação com exclusividade e gratificação", afirma Andrea Damacena.

A Ouvidora pontua que, se a proposta apresentada e aprovada pelo Conselho for efetivada por todos os MPs, dará aos titulares dos órgãos condições de exercer o cargo com maior liberdade de planejar ações; elaborar e executar projetos; firmar parcerias; estar presente em eventos palestrando ou promovendo Ouvidoria Itinerante, intensificando o contato com a sociedade e, por consequência, prestando um serviço melhor e mais qualificado ao cidadão.

Pauta – Como parte da programação da quinta-feira, foram ministradas as palestras ‘Ouvidoria Resolutiva e Criação de Rede com as Ouvidorias Municipais’ e ‘A aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito do CNOMP’.

O encontro é conduzido pela Presidente do Conselho, Selma Barreto, e prevê para a sexta-feira (11/11) a apresentação das palestras ‘Ouvidoria Itinerante’, homenagem e entrega de comenda do CNOMP ao Ex-Ouvidor do MP de Minas Gerais, além do planejamento de reuniões para 2023 e, ainda, da eleição para a nova diretoria do Conselho.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Compondo comissão nacional, MPRO apresenta proposta para normatização de ouvidorias em reunião do CNOMP Compondo comissão nacional, MPRO apresenta proposta para normatização de ouvidorias em reunião do CNOMP Reviewed by Redação on novembro 11, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.