Detran Rondônia oferece Venda Digital para usuários; serviço agiliza transferência de veículos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Detran Rondônia oferece Venda Digital para usuários; serviço agiliza transferência de veículos


A Venda Digital agiliza a transação de compra e venda do bem entre pessoas físicas

Porto Velho, RO - Disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, a Venda Digital é o novo serviço que agiliza a transação de compra e venda do bem entre pessoas físicas, proprietários ou futuros proprietários de veículos, de forma virtual, disponível desde agosto para os usuários do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia.

O diretor-geral da Autarquia, Paulo Higo Ferreira de Almeida explica que no sistema Venda Digital, comprador e vendedor comunicam a venda do veículo e assinam a autorização de transferência de propriedade, usando apenas o aplicativo sem burocracia. “Acessando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT, o vendedor do veículo informa os dados do comprador e registra a intenção da venda. O comprador será notificado e precisa repetir o processo”, destacou o diretor geral.

O diretor Técnico de Veículos – DTV, Tiago Luiz Veloso da Costa, destaca que a nova funcionalidade permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo – ATPV-e pelo vendedor e comprador e possibilita a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT.

“A venda é concretizada totalmente por meio digital”, destacou Tiago Luiz Veloso da Costa. O diretor de veículos também ressalta que, a venda também pode ser desfeita, desde que vendedor e comprador estejam acordados, realizando o processo também no aplicativo CDT.

Tiago Luiz enfatiza que a tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que a antiga Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, conhecida como DUT, foi substituída pela versão digital, a ATPV-e.

O aplicativo CNH Digital está disponível para Android e iPhone – iOS

Passo a passo:

1. Atualizar gratuitamente o cadastro (celular e e-mail) nos postos do Detran-RO;

2. Baixar no celular o aplicativo, CNH Digital, na (App store ou Play store);

3. Acessar o link para CNH Digital na página de cadastro do Senatran:

https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=portalservicos.denatran.serpro.gov.br&authorization_id=18457476818

4. No site de cadastro do Senatran, na opção usuário, clicar em cadastro onde, após conclusão do mesmo será enviado um link de ativação do cadastro no e-mail pessoal do condutor;

5. No e-mail, clicar no link de ativação de cadastro. Será aberto novamente a tela do Senatran para efetuar o login na página;

6. Após efetuado o login, ir na opção usuário, clicar em meus dados e inserir as informações de sua CNH e confirmar;

7. Ir na opção, CNH Digital e clicar em ativar CNH Digital;

8. Será gerado um código de 5 ou 6 letras que deverá ser inserido no aplicativo instalado do celular;

9. Após, será solicitado no aplicativo a criação de senha pessoal (PIN) com 4 números.


10. Pronto! Agora é só acessar a CNH Digital em seu celular a qualquer momento. Não é necessário possuir internet para abrir a sua CNH Digital. O aplicativo funciona offline.

Fotos: Vanessa Mota

Fonte: Por Jarlana Davy

Postar um comentário

0 Comentários