Em reunião com Putin, presidente de Cuba exalta os esforços da Rússia para criar mundo multipolar

O líder cubano observou que os Estados Unidos são uma força de oposição comum aos dois países

Porto Velho, RO - Sputnik - Em cerimônia de inauguração de monumento dedicado a Fidel Castro em Moscou, nesta terça-feira (22), o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel disse que Vladimir Putin tem um forte papel de liderança e citou os EUA como um inimigo comum entre Cuba e Rússia.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, saudou a política externa independente da Rússia, incluindo os esforços para criar um mundo multipolar.

"Agradecemos todos os esforços da Rússia e seu papel em orientar o mundo em direção à multipolaridade, em incentivá-lo a se mover nessa direção. Nesse sentido, você [Putin] tem um papel de liderança muito forte", disse Díaz-Canel.

O líder cubano observou que os Estados Unidos são uma força de oposição comum aos dois países e condenou as sanções unilaterais impostas por Washington contra Moscou e Havana.

"Tanto a Rússia quanto Cuba foram submetidas a sanções unilaterais injustas e têm um inimigo comum, que é o império ianque", disse Díaz-Canel.Antes do encontro, Putin e Díaz-Canel participaram da cerimônia de inauguração de um monumento a Fidel Castro, um dos pais do movimento revolucionário cubano, que liderou o país de 1959 a 2008 e faleceu em 2016, em Moscou.

Durante seu discurso na cerimônia de inauguração, Díaz-Canel disse que as novas gerações de funcionários do governo cubano estão comprometidas com a amizade e a solidariedade com a Rússia.

O presidente russo, por sua vez, chamou Fidel Castro de "símbolo da era dos movimentos de libertação nacional" que levaram ao colapso do sistema colonial e à criação de novos Estados independentes na América Latina e na África.

Os dois líderes também discutiram outros temas da agenda bilateral, como comércio e cooperação militar.

O presidente cubano visita a Rússia junto com o chanceler Bruno Rodríguez Parrilla, o vice-primeiro-ministro Alejandro Gil Fernández, o ministro de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros Rodrigo Malmierca Díaz e outros altos funcionários do governo cubano.


Fonte: Brasil247
Em reunião com Putin, presidente de Cuba exalta os esforços da Rússia para criar mundo multipolar Em reunião com Putin, presidente de Cuba exalta os esforços da Rússia para criar mundo multipolar Reviewed by Redação on novembro 23, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.