Carteira de Identidade continua sendo emitida no período das férias

Importante alertar em relação à renovação do documento no tempo previsto

Porto Velho, RO - A Carteira de Identidade ou Registro Geral – RG é um documento de identificação civil. Trata-se de um dos principais documentos oficiais de identificação com foto e sua emissão é responsabilidade dos governos de cada Estado. Em Rondônia, esse documento é emitido a todos os 52 municípios, por meio da Polícia Civil, órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.

O governador Marcos Rocha lembra que no período de férias é um excelente momento para a população renovar o seu documento de identidade. “Na correria do dia a dia terminamos não conseguindo realizar esse tipo de serviço, já no período de férias é mais fácil conciliar as atividades na nossa rotina”, destacou o governador.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal, o datiloscopista Alexsandro dos Santos de Queiróz, é importante saber que o registro passou por mudanças, a partir do decreto assinado em fevereiro de 2022. Uma das alterações é usar também o RG de forma digital, e, no momento, sete estados e o Distrito Federal utilizam essa versão.

O diretor explicou que o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Civil, está envidando todos os esforços possíveis, com o objetivo de apontar recursos necessários à aquisição da tecnologia necessária para a implantação da Carteira de Identidade Digital, no Estado. Os estados que já disponibilizam do RG Digital são: Rio Grande do Sul, Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina e ainda o Distrito Federal.

Também é importante alertar em relação à renovação do documento no tempo previsto, para cada faixa etária. “A Renovação do documento para crianças de 0 a 11 anos é a cada 5 anos, já a partir dos 12 até 59 é a cada 10 anos e a partir dos 60 anos sem validade. Lembrando que o RG é obrigatório a partir dos 12 anos para viajar”, orientou o diretor.


Equipe do Instituto de Identificação Civil e Criminal

“O agendamento para entrada no documento pode ser feito através do portaldocidadão.ro.gov.com ou de forma presencial, em locais que oferecem os serviços”, destacou o diretor.

ATENDIMENTO

– Tudo Aqui do Porto Velho Shopping, das 10h às 20h

– Tudo Aqui no Centro, das 7h30 às 13h30

– Sine na Praça Céu na zona Leste, das 7h30 às 13h30

– Sine no Centro, das 7h30 às 13h30

– Casa da Cidadania, das 7h30 às 13h30

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA EMISSÃO:


– Certidão de Nascimento/Casamento, original e uma cópia

– CPF com cópia

– comprovante de endereço com cópia

– 2 fotos 3×4

– 1° via é gratuita

– 2° via é necessário o pagamento no valor de R$ 153,72.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu