"MPRO Eu visto esta camisa!" proporciona uma manhã de visita de estudantes à instituição na Capital e Promotorias de Justiça do interior.

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

"MPRO Eu visto esta camisa!" proporciona uma manhã de visita de estudantes à instituição na Capital e Promotorias de Justiça do interior.













Sob a gestão do CAOP-UNI e do Grupo de Atuação Especial da Infância (GAEINF), o projeto "MPRO: Eu visto esta camisa!" proporcionou na manhã desta quinta-feira (8/12), a visita de 70 (setenta) alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas de Porto Velho ao Ministério Público.


Os alunos das escolas estaduais Castelo Branco, Marcos Freire, Duque de Caxias e Mariana; da escola municipal rural Ermelindo Brasil e das particulares Sapiens, Maple Bear e Adventista, foram recepcionados no auditório da instituição pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, além de Promotores de Justiça e servidores da casa.

Em sua fala de boas-vindas, o PGJ explicou de forma simples como é o trabalho de um Procurador-Geral de Justiça, uma liderança dentro de uma instituição, como um líder de turma ou um capitão de time de futebol.


O chefe da instituição falou das atribuições de Promotores e Procuradores e do papel do Ministério Público, como defensor da sociedade, em suas mais diversas áreas de atuação.

Ivanildo de Oliveira contou sobre sua infância humilde e as dificuldades enfrentadas ao longo da vida para chegar aonde chegou, e enfatizou que somente os estudos podem proporcionar o crescimento de qualquer cidadão e provocar verdadeiras mudanças. “O estudo, sem dúvida alguma, é valioso. Pra mim foi determinante e transformou minha vida”, destacou, ponderando ainda a renovação da esperança em ver os adolescentes de hoje, que serão os adultos de amanhã e protagonizarão as transformações.

Na sequência, os estudantes desfrutaram de um café da manhã e depois seguiram em grupos para conhecer todas as Promotorias de Justiça e áreas de atuação do MPRO, acompanhados dos membros de cada pasta, que explicaram a execução das tarefas que cabem à respectiva Promotoria. Guiados por servidores, os alunos também visitaram outros departamentos.






Na Ouvidoria, os alunos da escola rural aproveitaram para fazer uma denúncia sobre situação de falta de água na escola, ocasião em que todos foram instruídos sobre o uso do canal de denúncias do MPRO que é a Ouvidoria.





Segundo a coordenadora do GAEINF, o projeto tem por finalidade aproximar a instituição da comunidade e proporcionar aos estudantes esse momento de realmente conhecer a atuação dos Promotores e Procuradores de Justiça, para que sejam multiplicadores de informações e, quem sabe, se interessar pela carreira jurídica.


No fim da manhã, depois da maratona de informações e conhecimento acerca do MPRO, os estudantes voltaram para o auditório para falar da experiência, que consideraram incrível, haja vista que é um mundo que não conheciam e sobre qual demonstraram grande interesse em aprofundar conhecimentos.

Diretores das escolas participantes também manifestaram agradecimentos pela oportunidade ímpar, que com certeza provocou reflexões entre os adolescentes.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Postar um comentário

0 Comentários