PM inicia a Operação Vigilare, para garantir segurança no final do ano

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

PM inicia a Operação Vigilare, para garantir segurança no final do ano


Porto Velho, RO - Com as proximidades das festas de final de ano, a PM de Rondônia, informou que iniciará, na próxima segunda-feira (5), a Operação Vigilare, com objetivo de combater a criminalidade, levando mais segurança para a população, durante as compras e atividades festivas do Natal e Ano Novo.

Segundo a PM, neste período, ocorre substancial aumento da circulação de pessoas nos centros urbanos, sobretudo, no shopping, áreas de comércio em geral e áreas públicas, em razão do incremento de recursos que é feito na economia estadual, por meio do pagamento da 2ª parcela do 13º salário que, somado ao aumento de circulação de capital acabam perfazendo atrativo para criminosos e oportunistas.

Visando guarnecer o cenário de aumento do ativo circulante, e face às demais demandas de crimes em geral, a Polícia Militar, estará implementando por meio de seus Comandos Regionais e Especializado (CRPs/CPE), a Operação Vigilare.

A operação, segundo o Porta-Voz da Polícia Militar, tenente-coronel PM Alex Miranda, foi estruturada em torno de dois eixos principais: zona habitacional e turística e zona comercial. A Polícia vai atuar ainda, nos pontos de aglomeração de pessoas e locais de festejos.

Zonas habitacionais

Em razão das viagens de férias de boa parte da população, muitas residências, ficam fechadas, sem nenhum ocupante, tornando-se alvo de criminosos oportunistas. “Assim, há necessidade de policiamentos voltados para as áreas residenciais, em especial: setores e bairros habitacionais, motivo pelos quais, faz-se adequado o reforço do policiamento ordinário, cuja intensificação da presença PM, tende a atenuar o ânimo de bandidos oportunistas, com a finalidade de inibir ações criminosas”, disse.

Vigilare

De acordo com a PM, a denominação da operação possui razão no período de festividades de final de ano - Réveillon, que na cultura francesa é o nome da festa noturna no dia antes do Natal e no dia antes do Ano Novo. Essa palavra tem origem no termo Francês Réveiller, ou seja, "acordar, deixar de dormir", que por sua vez vem do verbo latino VELARE, "fazer vigília", de Vgilare, "velar, cuidar, não dormir". Como objetivo, a operação tem foco em resguardar o pleno exercício dos direitos das pessoas, bem como prevenir ou reprimir ações delituosas, mantendo a paz social e a ordem pública.


Fonte: Rondoniagora

Postar um comentário

0 Comentários