1ª Olimpíada Indígena em Ji-Paraná ocorre em abril

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

1ª Olimpíada Indígena em Ji-Paraná ocorre em abril

Jogos serão realizados nos dias 21 a 23 de abril na Terra Indígena Igarapé Lourdes. A competição irá premiar com troféus e medalhas

Porto Velho, RO - A 1ª Olimpíada Indígena em Ji-Paraná já tem data marcada para ser disputada. A competição será realizada durante os dias 21 a 23 de abril, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, e é uma realização da prefeitura da cidade, em apoio a Associação Indígena do Povo Gavião (Assiza).

As competições serão nas modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), cabo de guerra, remo com canoa de tronco (individual e dupla/livre e dupla mista). As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro.

Até o momento, estão confirmadas as participações das etnias Gavião (Ji-Paraná), Arara (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste).

Segundo Josias Gavião, representante político do Povo Gavião, o esporte é uma forma para unir os povos indígenas.

– O esporte é um mecanismo que estamos utilizando para unir os povos indígenas, consolidar o turismo étnico e o intercâmbio cultural - disse.

A Terra Indígena Igarapé Lourdes, sede do evento, ocupa 26% do território do município de Ji-Paraná. A região reside as etnias Arara (Ikolen) e Gavião (Karo). A organização irá premiar com troféus e medalhas.

Fonte: G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários