EUA e Coreia do Sul avisam que se Kim Jon-un atacar será 'seu fim'

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

EUA e Coreia do Sul avisam que se Kim Jon-un atacar será 'seu fim'

Biden disse, em encontro em Washington com Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul, que pode até usar armas nucleares

Porto Velho, RO - O presidente americano, Joe Biden, e seu colega sul-coreano, Yoon Suk Yeol, disseram nesta quarta-feira (26) à Coreia do Norte que um ataque desse país representaria "o fim" de seu regime, uma vez que terá uma resposta, inclusive com armas atômicas.

Durante uma coletiva de imprensa posterior a uma reunião na Casa Branca, os dois dirigentes multiplicaram as advertências contra o vizinho do norte e enfatizaram seus meios de dissuasão e sua "aliança inabalável", forjada "em tempos de guerra e que prosperou em tempos de paz", segundo Biden.

"Um ataque nuclear da Coreia do Norte contra os Estados Unidos ou seus aliados ou parceiros é inaceitável e levará ao fim de qualquer regime que tomar tal ação", advertiu o presidente americano.

"Podemos alcançar a paz mediante a superioridade de uma força esmagadora e não uma paz falsa, baseada na boa vontade da outra parte", afirmou Yoon, e disse que os Estados Unidos responderiam a qualquer ataque nuclear da Coreia do Norte com armas atômicas.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul assinaram, nesta quarta, uma "Declaração de Washington" para reforçar consideravelmente sua cooperação na área da defesa, inclusive a nuclear, por meio de "consultas" mais estreitas.

"Nossos dois países acordaram consultas presidenciais bilaterais imediatas em caso de um ataque nuclear da Coreia do Norte e prometem responder de forma rápida, esmagadora e decisiva, com toda a força da aliança, inclusive armas nucleares dos Estados Unidos", afirmou Yoon.

Os Estados Unidos, que recentemente reforçaram suas relações de defesa com a Austrália, o Japão e as Filipinas, fortalecerão o guarda-chuva de segurança para tranquilizar seu aliado sul-coreano, enquanto a Coreia do Norte efetuou um número recorde de disparos de mísseis balísticos neste ano.

A mensagem também se dirige à China, considerada pelos Estados Unidos seu principal desafio estratégico para as próximas décadas.

O presidente Yoon, em visita de Estado de seis dias, chegou à Casa Branca sob aplausos de centenas de pessoas e recebeu honras militares. À noite, os dois líderes participarão de um jantar de gala com as esposas.

SUBMARINO NUCLEAR

Entre as medidas decididas no âmbito da "Declaração de Washington" está a escala de um submarino nuclear na Coreia do Sul pela primeira vez em décadas. O envio desse submarino com mísseis balísticos dotados de ogiva nuclear será "ocasional".

A declaração também estabelece um mecanismo de consulta e troca de informações com Seul sobre dissuasão nuclear.

Um funcionário que pediu para ter sua identidade preservada assegurou que os Estados Unidos não têm a intenção de estacionar armas nucleares na Coreia do Sul. Além disso, Seul reitera na declaração seu compromisso de não obter arsenal nuclear.



O líder norte-coreano Kim Jong-un defendeu o aumento da produção de armamento e também a fabricação de armas mais potentes, anunciou a imprensa estatal. O apelo de Kim coincide com a chegada de um porta-aviões americano à Coreia do Sul nesta terça-feira (28)

Na foto, Kim, junto com militares, posa ao lado de uma suposta arma nuclear do arsenal de seu país

STR/KCNA VIA KNS/AFP - 26.03.2023


Os dois países reafirmam como objetivo a desnuclearização da península coreana. Além dos submarinos, haverá "uma cadência regular" de outras plataformas, "inclusive bombardeiros e porta-aviões", mas não haverá "base para esses ativos e, certamente, não para armas nucleares", acrescentou o funcionário. Washington tomou a precaução de alertar a China, que poderia denunciar uma nova escalada na região.

Segundo Frank Aum, do Instituto para a Paz de Washington, esses anúncios podem ter um efeito contrário ao esperado. "A História mostra que reforçar as medidas de dissuasão não apenas não desestimula os exercícios militares norte-coreanos, mas também tende a exacerbá-los", estimou.

O presidente sul-coreano fará um discurso no Congresso nesta quarta e almoçará com a vice-presidente americana, Kamala Harris, e com o secretário de Estado, Antony Blinken.

Na sexta-feira (28), ele viajará para Boston para visitar as universidades MIT e Harvard, antes de voltar à Coreia do Sul, no sábado.

Após ter chegado à capital americana na segunda-feira, Yoon esteve na terça no cemitério de Arlington e no centro espacial Goddard, da Nasa, perto de Washington. À noite, visitou com Biden o Monumento à Guerra da Coreia, no centro da capital, formado por estátuas de aço em escala real de soldados que lutaram na Guerra da Coreia (1950-1953) contra o Norte comunista.

Fonte: R7

Postar um comentário

0 Comentários