No Dia Mundial do Café, Governo de Rondônia participa do lançamento do livro Robustas Amazônicos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

No Dia Mundial do Café, Governo de Rondônia participa do lançamento do livro Robustas Amazônicos


Lançamento do livro “Robustas Amazônicos – os cafeeiros cultivados em Rondônia”

Porto Velho, RO - Durante o evento de início da colheita do café, no rancho Gratidão, em Alta Floresta d’Oeste, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, participou do lançamento do livro “Robustas Amazônicos – os cafeeiros cultivados em Rondônia”, a obra é fruto da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Rondônia e o Governo do Estado.

O livro conta a história dos clones de café que se tornaram referência na cafeicultura de Rondônia e dos demais estados produtores de café da Amazônia.

Segundo o governador, Marcos Rocha, Rondônia desponta entre os principais produtores do grão, e vem evoluindo ao longo dos anos, “este livro abre caminhos para novos estudos sobre as lavouras de café e ainda mostra os principais marcos temporais da cafeicultura do Estado, vale a pena ler para aprender mais sobre essa cultura, que só cresce em Rondônia”, comentou.

A obra foi escrita por dez autores que apresentam informações sobre a origem, disseminação e as principais características dos clones selecionados pelos agricultores de Rondônia e das cultivares desenvolvidas pela Embrapa. “O livro destaca trajetória do cultivo dos cafés Robustas Amazônicos; nele podemos saber de quando e como surgiram os clones selecionados no Estado.

Podemos saber também, quem foram os protagonistas nesse processo de mudança. E o Governo de Rondônia agradece a todos que contribuíram direta e indiretamente com as informações para realização dos estudos desta edição incrível, que já está disponível para leitura”, disse o secretário de Estado da Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo.

“A obra retrata a trajetória dos cafeicultores de Rondônia, desde a história da chegada da cultura, passando pelas dificuldades enfrentadas pelos produtores até a atualidade, na qual o café Robusta Amazônico tem conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional”, afirmou um dos autores, o pesquisador da Embrapa Café, Marcelo Curitiba Espindula.


Governo de Rondônia agradece a todos que contribuíram com as informações para realização do livro

Para Janderson Dalazen, autor e secretário adjunto da Seagri, a obra é o primeiro registro histórico dos clones de café cultivados em Rondônia. “Registrar e caracterizar os principais clones cultivados, a origem deles, é base para a nossa rede de clones fazer um trabalho mais científico e técnico de caracterização, com estudos, para termos no futuro, registros detalhados. Este livro serve como catálogo para todos os produtores de café e os amantes desta bebida que vem ganhando o mercado nacional e internacional”, evidenciou.

De acordo com os organizadores, o livro é gratuito e está disponível nas plataformas digitais, no www.embrapa.br/rondonia da Embrapa, e será distribuído exemplares impressos nos escritórios da Emater/RO e das secretarias municipais de agricultura do Estado.

Foram disponibilizados recursos, pessoal e informações para confecção desta obra, pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura – Seagri, Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero, e Agência de Defesa Sanitária, Agrosilvopastoril – Idaron.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários