Primeiro workshop itinerante sobre segurança do paciente tem parceria entre Agevisa e unidades de Saúde

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Primeiro workshop itinerante sobre segurança do paciente tem parceria entre Agevisa e unidades de Saúde

O workshop tem como estratégia a interação entre os núcleos das unidades

Porto Velho, RO - O governo do estado de Rondônia este mês desenvolve uma agenda de atividades com foco nos dez anos do Programa de Segurança do Paciente. A coordenação estadual do segmento. da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa destaca a implementação do programa nas unidades de saúde.

“Nós estamos desenvolvendo ações contínuas voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados ao cidadão. Unidades como o Centro Tropical de Medicina de Rondônia – Cemetron, Hospital de Base, João Paulo II e Cosme Damião, tem núcleos ativos e eficientes com iniciativas que garantem aos pacientes um atendimento seguro e de qualidade, com redução de danos ao paciente”, ressaltou o governador.

Esta semana começou o primeiro workshop itinerante sobre Segurança do Paciente, apoiado e acompanhado pela coordenação estadual da Gerência Técnica de Vigilância Sanitária (GTVisa) da Agevisa.

A estratégia de interação entre os núcleos de segurança do paciente implantados em unidades de saúde no Estado acontecerá até quinta-feira, 27 numa sequência de cinco visitas. A primeira foi realizada no Cemetron, e as demais serão realizadas nos Hospitais João Paulo II, Infantil Cosme e Damião, Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, e outra no Hospital Regional e Hospital de Urgência e Emergência do município de Cacoal.

INTERAÇÃO

O diretor geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, relatou que o programa nacional de segurança do paciente propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde e o workshop é fundamental para implementar uma cultura de cuidado para reduzir danos ao paciente.

“A metodologia é o diferencial do trabalho, pois trata de uma proposta encaminhada pelos coordenadores dos núcleos e acatada pela Agevisa, ou seja: levar os profissionais a interagirem nos ambientes alheios ao seu, participando de dinâmicas especificas e relatando as experiências exitosas possíveis de serem implantadas nas unidades”

A visita ao Cemetron foi realizada por uma equipe de profissionais da saúde atentos as medidas de cuidado, com dinâmicas que ocorreram nos setores de internação da unidade. “Nestes dez anos do programa registramos o progresso na implantação de estratégias colaborativas, disseminando boas práticas, desenvolvendo metodologias e instrumentos para a avaliação da qualidade do cuidado e da segurança do paciente” – disse a coordenadora estadual, enfermeira Rosa Maria.

A coordenadora de segurança do paciente do Cemetron, Lidiane Araújo, destacou a importância da interação e mobilização dos profissionais para participarem do workshop. Durante a visita foi realizada várias dinâmicas em ambientes variados, “a troca de experiências abriu o leque para todos participarem, sabendo que não somos sozinhos e falamos a mesma língua. Estamos criando uma nova trajetória para segurança do paciente e que isso possa virar uma cultura”.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários