A menos de uma semana para o fim do prazo, declarações de rebanho superam 65%

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

A menos de uma semana para o fim do prazo, declarações de rebanho superam 65%


Declaração de rebanhos é obrigatória aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos e outros

Porto Velho, RO - O produtor rural, que ainda não declarou os rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, tem menos de uma semana para fazer a declaração. A próxima quarta-feira (31), é o último dia para a declaração, que pode ser feita pela internet, no site da Agência.

Mais de 88 mil declarações já foram realizadas, totalizando 65% do que deve ser declarado nesta campanha de maio. Vale destacar, que das declarações já realizadas, cerca de 31,5% foram feitas online através do site da Idaron.

Declarar online é simples, pois a mesma senha usada para a emissão do Guia de Trânsito Animal online – e-GTA é usada para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência pelo computador ou celular, e cadastrar a senha.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres lembrou que, a declaração de rebanhos é obrigatória aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves. “Essa é uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal – OMSA, para a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação”, alertou.

No ato da declaração, também serão feitos questionamentos relacionados a outras culturas, informações que posteriormente, são repassadas a diversas instituições ligadas ao agronegócio, incluindo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Dados esses, que beneficiam o próprio produtor e servem de base para o Governo criar políticas de fomento ao agronegócio. A expectativa é que sejam registradas mais de 136 mil declarações.

O governador do Estado, Marcos Rocha destacou que devido aos inúmeros investimentos em tecnologia, apesar dos feriados municipais e finais de semana, o produtor consegue efetuar a declaração mesmo nesses dias, de maneira prática e rápida, tudo online.

“Sabemos que o produtor rural muitas vezes não tem tempo de se deslocar à cidade, por isso temos priorizado o acesso fácil do cidadão aos serviços oferecidos pelo Governo do Estado. Com a Idaron não é diferente, a maioria dos serviços da Agência pode ser acessados pelo produtor rural através do celular e do computador”, enfatizou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários