Assembleia Legislativa de Rondônia apoia discussões sobre orçamento 2024

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Assembleia Legislativa de Rondônia apoia discussões sobre orçamento 2024

Sepog promoveu debate que envolveu todos os poderes, na sede do Legislativo estadual em Porto Velho

Porto Velho, RO - A Secretaria Legislativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) apoiou na manhã da última quinta-feira (11) a organização de um debate prévio entre os cidadãos sobre as matérias orçamentárias, no auditório da Casa de Leis.

A atividade contou com a exposição de dados do gerente de Planejamento Governamental da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Luciano Germiniano, da coordenadora de Planejamento Governamental do órgão, Ana Cláudia, e da titular da própria Sepog, Beatriz Basílio Mendes.

Na oportunidade foram expostos dados importantes, como os índices obrigatórios de investimento do orçamento do Poder Executivo como 12% na saúde, 25% na educação, entre outros. A abordagem envolveu pontos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Outro ponto que chamou a atenção foram os repasses anuais para outros poderes funcionarem como 4,77% para o Legislativo estadual, 1,47% para a Defensoria Pública, entre outros percentuais.

O debate também apontou a importância das emendas parlamentares individuais e de bancada destinadas pelos deputados estaduais aos municípios e instituições rondonienses. “O Poder Legislativo tem como papel fundamental deliberar sobre as leis orçamentárias e acompanhar o cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias da Administração Direta e Indireta em relação a gestão fiscal do estado”, comentou Beatriz Basílio Mendes.

A atividade contou com a participação de instituições de todos os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, além de órgãos autônomos como Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Texto: Felipe Corona I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários