Concurso vai escolher o melhor queijo do Estado durante a Rondônia Rural Show

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Concurso vai escolher o melhor queijo do Estado durante a Rondônia Rural Show


Concurso vai escolher o melhor queijo do Estado durante a Rondônia Rural Show

Porto Velho, RO - Nesta quarta-feira começaram as avaliações do 2º Concurso de Qualidade de Queijos – ConQueijo, que faz parte da programação da 4ª edição da Feira Estadual RondoLEITE, que está acontecendo dentro da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Este ano, foram inscritos 11 laticínios dos seguintes municípios, um de Candeias do Jamari, dois de Colorado do Oeste, dois de Itapuã do Oeste, dois de Presidente Médici, um de Ariquemes, um de Guajará-Mirim, um de Ouro Preto do Oeste, um de Nova União. O concurso contemplará as seguintes categorias: Queijo Mussarela (em barra); Queijo Provolone; Queijo Coalho; Queijo Minas Padrão; Queijo Massa Filada – formatos de nozinho e Cabacinha.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Estado possui grandes agroindústrias de leite e derivados, e a realização do ConQueijo impulsionou Rondônia no cenário nacional e internacional, com a apresentação de queijos especiais, além de possibilitar a abertura de novos caminhos à exportação. “O primeiro ConQueijo realizado na 9ª Rondônia Rural Show ajudou no fomento da cadeia produtiva do queijo e, essencialmente, na valorização dos produtores rurais do ramo”, ressaltou.

Os queijos são dispostos em mesas e identificados por números aleatórios

Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, as perspectivas para este resultado são as melhores possíveis. “Somos ganhadores do melhor queijo do país e estamos muito felizes com esse título, na sexta-feira (26), todos os participantes estarão reunidos para saber qual será o melhor queijo de Rondônia, estamos ansiosos por esse resultado”, afirmou.

O corpo de jurados é composto por dez especialistas em queijo, coordenados pelo doutor em Ciências de Alimentos da empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/Epamig, Fernando Magalhães. No concurso serão escolhidos os três melhores queijos do Estado. “Os queijos são dispostos em mesas e identificados por números aleatórios, o que significa que os juízes não têm conhecimento de quem é o produtor. Daí, os jurados são livres para fazer suas avaliações de aspectos internos e externos de cada uma das peças”, explicou.

São analisados os seguintes atributos sensoriais: aspecto global, cor, odor, aroma, textura, consistência e sabor dos queijos. O ConQueijo é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e Agência Estadual de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron.

Os produtores participantes do Concurso vão concorrer a R$ 151.846,00 (cento e cinquenta e um mil, oitocentos e quarenta e seis reais) em prêmios. O resultado sairá na sexta-feira (26), às 14h, no pavilhão da bovinocultura.

Para saber a programação completa, acesse o site oficial do evento: https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Postar um comentário

0 Comentários