Fórum Estadual de Mudanças Climáticas acontece nesta semana em Porto Velho

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas acontece nesta semana em Porto Velho

O Fórum será aberto ao público para discutir ideias que favoreçam o meio ambiente

Porto Velho, RO - O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio da Diretoria de Governança Climática, que busca discutir com os participantes, ideias que favoreçam o meio ambiente.

Representantes da sociedade civil, secretarias estaduais, indígenas, comunidades extrativistas, setores agrícolas e indústrias buscarão na quinta-feira (11), consolidar a representatividade durante o evento, que será realizado na Avenida Sete de Setembro, n° 934 – Centro, em Porto Velho.

O Fórum de Mudanças Climáticas foi instituído pelo Decreto n° 24.497, de 27 de novembro de 2019, sendo este, uma instância consultiva do Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais, previsto no inciso IV do Artigo 10, da Lei Estadual nº 4.437, de 17 de dezembro de 2018, a qual institui a Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – PGSA, e cria o Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – SGSA, visando debater junto aos órgãos e entidades, sociedade civil, a agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O governador Marcos Rocha pontua a importância do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas para o estado de Rondônia. “A ideia é criar um espaço de articulação, divulgação e ampliação de ações ambientais com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, sociedade civil como um todo, com o objetivo de contribuir com as ferramentas para enfrentamento às mudanças climáticas no Estado de Rondônia”, finalizou.

ASSUNTOS CLIMÁTICOS

No Fórum deste ano, serão tratadas pautas importantes, como a atualização sobre o Projeto Janela B – Governança Climática (Fundação Amazônia Sustentável – FAS, BVRio, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam), o Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Queimadas de Rondônia – PPCDQ – RO, Câmara Temática: Salvaguardas, o programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA e Povos Indígenas. O evento traz a expectativa do Estado avançar efetivamente na consolidação da política de mudanças climáticas.

A transmissão do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas será realizada no canal da Sedam, no YouTube.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu