Fórum Estadual de Mudanças Climáticas abre espaço para construção coletiva de políticas públicas ambientais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas abre espaço para construção coletiva de políticas públicas ambientais

Governo de Rondônia destaca compromisso com proteção do meio ambiente e qualidade de vida da população

Porto Velho, RO - Nesta quinta-feira, no Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, foram discutidos temas relevantes para avançar na proteção ambiental como Governança Climática, Combate ao Desmatamento e Queimadas, e Pagamento por Serviços Ambientais; e foi aberto um espaço para construção coletiva de políticas públicas ambientais.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves destacou que, Rondônia busca a conciliação entre desenvolvimento em prol da qualidade de vida da população e a proteção do meio ambiente.

‘‘O governador Marcos Rocha cumpre agenda internacional em evento com discussões semelhantes às que estamos fazendo neste Fórum, e essas discussões são importantes para que delas haja o desdobramento em políticas públicas em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento’’, ressaltou.

Para o secretário da Sedam, Marco Lagos, a proposta do Fórum, além de apresentar o panorama das ações realizadas pelo Governo de Rondônia, em relação ao desenvolvimento ambiental, é ouvir a diversidade de público, para que apresentem os desafios e possam juntos construir soluções para as pautas ambientais do Estado.

‘‘A ideia de Governança Climática é a proteção do meio ambiente, dando mais qualidade de vida à população. E neste Fórum, nossa proposta é ouvir as pessoas para aprimorar nossas políticas públicas’’, comentou.


Representante do Corredor Tupi Mondé, Shirlei Arara

O evento contou com representantes da sociedade civil, secretarias estaduais, setores agrícolas, comunidades extrativistas e indígenas. A representante do Boletim do Desmatamento do Corredor Tupi Mondé, Shirlei Arara, agradeceu pelas orientações que estão sendo feitas pelo Governo, por meio de oficinas realizadas nos territórios indígenas, que ensina os referidos povos como receberem renda de forma segura por preservarem o meio ambiente, e destacou a importância do Fórum como espaço de diálogo.

‘‘A nossa principal luta é sermos ouvidos e termos autonomia sobre as decisões que afetam nossos territórios. A nossa participação no Fórum mostra que o Estado respeita a nossa autonomia, e quer a nossa contribuição para construirmos juntos as políticas públicas ambientais. Estamos felizes em participar dessas decisões’’, considerou.

GOVERNANÇA


Sedam apresenta panorama das ações de desenvolvimento ambiental e ouve público para construção de políticas públicas ambientais

O secretário da Sedam, Marco Lagos destacou ainda que, o Governo de Rondônia deu condições para a reestruturação da Sedam, com o objetivo de avançar no desenvolvimento ambiental. Entre as medidas para esta finalidade, cita o acréscimo de mais de 40 servidores e a contratação de pesquisadores às áreas estratégicas da Secretaria. O Governo também tem dado robustez ao trabalho de educação ambiental e fiscalização, com entrega de veículos e equipamentos modernos à Sedam.

Em busca contínua de aperfeiçoar as políticas públicas ambientais, o Governo de Rondônia tem participado de compromissos nacionais e internacionais. Durante esta semana, o governador de Rondônia, Marcos Rocha participa dos encontros dos Estados Subnacionais Membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta – GCF, que acontecem em Washington e Miami, nos Estados Unidos.

‘‘Precisamos de união para proteger o meio ambiente. O Governo de Rondônia tem o compromisso de desenvolver boas práticas em todos os eixos, de modo especial o do meio ambiente, pois acreditamos no desenvolvimento com sustentabilidade. Vamos produzir e preservar, assim fortalecendo a economia verde; avançar na produção, sem causar maiores prejuízos ao meio ambiente’’, salientou.

Em novembro do ano passado, o governador esteve na 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP-27, que aconteceu no Egito, onde defendeu os interesses rondonienses quanto às boas práticas ambientais e explanou sobre projetos de preservação e melhorias das condições de desenvolvimento socioambiental.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários