Governo de Rondônia lança projeto “Educação de Paz” que visa reduzir a violência no ambiente escolar

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Governo de Rondônia lança projeto “Educação de Paz” que visa reduzir a violência no ambiente escolar

O projeto está sendo executado pela Seduc, em parceria com órgãos que integram o Comitê Estadual de Cultura de Paz nas Escolas

Porto Velho, RO - Com o objetivo de criar uma rede de proteção, desenvolver uma cultura de paz e reduzir a violência no ambiente escolar, o Governo de Rondônia realizou na quarta-feira (3), o lançamento do projeto Educação de Paz – Epaz, no Palácio Rio Madeira – PRM.

O projeto está sendo executado pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em parceria com órgãos que integram o Comitê Estadual de Cultura de Paz nas Escolas, criado por meio do Decreto n° 27.684 de 19 de dezembro de 2022.

A execução do projeto, que será iniciado na próxima semana, trata-se de uma ferramenta online que será divulgada para os gestores escolares. Nela serão cadastradas informações sobre palestras disponíveis, seus respectivos palestrantes e os telefones para contato. Os gestores poderão acessar e fazer solicitações. A plataforma também vai conter um espaço para registro de ocorrências de violência.




O Epaz contará com uma rede de proteção que mobilizará policiais militares e civis, psicólogos e assistentes sociais

Segundo a secretária da Seduc, Ana Pacini, “o Epaz contará com uma rede de proteção que mobilizará, por meio dos registros de ocorrências, policiais militares e civis, psicólogos e assistentes sociais, que estarão prestando atendimento multiprofissional às vítimas de violência, no ambiente escolar”, explicou.

PROJETO PILOTO


Em Porto Velho, três escolas estaduais participarão da implantação do projeto piloto: Carmela Dutra (Centro), Flora Calheiros (zona Leste) e João Bento da Costa (zona Sul).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esta é apenas uma parte de toda a implementação de ações que o Estado tem colocado em prática para reduzir os índices de violência no Estado. “O projeto é uma estratégia fundamental para fortalecer a política de proteção a crianças, adolescentes e adultos no âmbito escolar”, evidenciou.

“Estamos juntos nesta missão, que é cuidar e proteger as nossas crianças. Temos que trabalhar e construir políticas públicas que sejam efetivas e beneficiem a nossa sociedade, e este projeto vem para alcançar esse objetivo”, ressalto a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Luana Rocha.

CULTURA DE PAZ

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, a cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos, agindo sobre suas causas.

“A paz, assim como outros conhecimentos difundidos nas escolas, precisa ser aprendida e cultivada. Serão confeccionados materiais informativos dando ênfase a esta cultura, que serão distribuídos nas unidades escolares”, ressaltou Ana Pacini.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários