Grupamento de Operações Aéreas do Bombeiro Militar de Rondônia realiza transporte aeromédico para todo Brasil

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Grupamento de Operações Aéreas do Bombeiro Militar de Rondônia realiza transporte aeromédico para todo Brasil

GOA transporta criança com cardiopatia congênita para tratamento em São Paulo

Porto Velho, RO - O Grupamento de Operações Aéreas – GOA atua em apoio com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, conforme termo de cooperação desde 2019, e vem realizando diversos resgates, por meio do transporte aeromédico no Estado de Rondônia. O GOA é uma unidade subordinada ao Comando de Operações Aéreas – COA do Bombeiro Militar de Rondônia.

EFETIVO

Com um efetivo de 20 bombeiros militares lotado no COA/GOA, estes exercem funções essenciais, tanto na gestão da unidade aérea pública quanto na execução dos serviços operacionais (pilotos, operadores operacionais e de suporte médico e mecânicos de aeronaves).

A unidade conta com quatro aeronaves, sendo três aviões que comportam até onze pessoas, e um helicóptero, para cinco pessoas. O COA é comandado pelo piloto tenente-coronel, Andrade Junior e o GOA pelo piloto capitão BM Márcio.

PARCERIA COM A SESAU

De acordo com o diretor de comunicação, o piloto capitão BM Geanderson Maia, o objetivo desta integração é resgatar pacientes em estado grave e com rapidez, proporcionando o aumento das chances de salvar vidas. O transporte aeromédico consiste no resgate ou remoção de doentes graves, em locais onde as ambulâncias tradicionais, não conseguem facilmente ou de forma rápida, o resgate.

O Governo de Rondônia tem destinado recursos humanos e financeiros para que o Corpo de Bombeiro continue crescendo, e assim, poder prestar o melhor serviço à população do Estado de Rondônia. O governador Marcos Rocha destaca a importância desses investimento. “As aeronaves devem receber manutenção constante para estarem disponíveis à população, seja para combater o crime ou transportar pacientes em estado crítico e que precisam ser transferidos, com urgência”, acrescentou.

TREINAMENTOS

Além do treinamento comum a todos os bombeiros militares, existem cursos específicos no segmento aéreo, como exemplo: Operador do Suporte Médico (exclusivo para profissionais de saúde); Operadores Aerotáticos e instrução aeromédica, matéria existente na grade curricular do curso de piloto comercial.

Os cursos de Operadores Aerotáticos são exclusivos aos profissionais de Segurança Pública. Para a formação, o aluno tem de demonstrar elevada aptidão física, intelectual e psicológica.



Órgãos são transportados pelo serviço aeromédico do Bombeiro Militar de Rondônia
As missões de transporte de pacientes e de captação de órgãos são muito comuns, o GOA é referência nacional nestes atendimentos, cita-se como exemplo missões recentes:

AÇÕES MÉDICAS

No dia 1° de maio de 2023 , foi realizado o transporte aeromédico em prol de uma criança de apenas 75 dias de vida, diagnosticada com cardiopatia congênita, o que ocasionou sua transferência do Hospital de Base em Porto Velho para tratamento especializado em São José Do Rio Preto, interior de São Paulo.

O Grupamento de Operações Aéreas foi acionado para realizar uma viagem à cidade de Cacoal/RO, no dia 30 de abril de 2023, para transportar uma equipe de enfermeiras especialistas em cirurgia de captação de órgãos. A viagem consistiu em levá-las e aguardar até o término da cirurgia, retornando com a equipe após o sucesso da operação.

Os transportes aeromédicos interestaduais demandam todo um planejamento das equipes de saúde dos hospitais, das unidades de saúde estadual e interestadual (condução do paciente até o embarque na aeronave no aeroporto – recepção do paciente no aeroporto e condução até a unidade de saúde de destino) e da tripulação Bombeiro Militar.

O deslocamento só ocorre após a confirmação de leito específico para o paciente, bem como a disposição de uma ambulância para condução do paciente na cidade de destino, juntamente à equipe médica responsável pelo paciente.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários