Justiça suspende atividades da Eletronorte em terras indígenas

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Justiça suspende atividades da Eletronorte em terras indígenas

A empresa terá de indenizar os integrantes das comunidades, totalizando R$ 17 milhões

Porto Velho, RO - A Eletronorte, uma concessionária de serviço de energia, foi notificada pela Justiça para suspender todas as atividades em terras indígenas. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e foi confirmada na quarta-feira 3 pela Eletrobras, controladora da empresa.

A medida vale para as atividades desenvolvidas pela Eletronorte nas áreas indígenas de Canabrava/Guajajara, Rodeador, Lagoa Comprida e Urucu/Juruá, em Mato Grosso e Amazonas.

Em comunicado ao mercado, a Eletrobras declarou que também foram suspensas as licenças já concedidas ao empreendimento Linha de Transmissão de Tucuruí e Marabá, no Estado do Pará, e Imperatriz e Presidente Dutra, no Maranhão.

O TRF-1 também determinou que a Eletronorte realize depósito mensal de um salário mínimo para cada integrante das comunidades indígenas citadas, com base do censo demográfico fornecido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena. Conforme o comunicado, o montante total a ser pago é estimado em R$ 17 milhões.

Pela decisão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não pode conceder novas licenças ao empreendimento até que seja realizado o Estudo do Componente Indígena.

A Eletrobras informou que a notificação é resultado de um recurso interposto pelo Conselho Supremo de Caciques e Lideranças Terra Indígena Cana Brava Guajajara. “A Eletronorte e a Eletrobras estão adotando as medidas exigíveis, de modo a preservar os interesses da companhia e de seus acionistas”, declarou a empresa ao mercado.

Fonte: Revista Oeste

Postar um comentário

0 Comentários