MP Itinerante chega ao Distrito de Demarcação, no segundo dia de atendimento às comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

MP Itinerante chega ao Distrito de Demarcação, no segundo dia de atendimento às comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

Uma das primeiras pessoas atendidas foi a dona Raimunda de Nazaré Santiago de Oliveira

Porto Velho, RO - A estrutura do MP Itinerante foi montada nas dependências da administração distrital de Demarcação e, logo no início da manhã desta terça-feira (9), os integrantes do Ministério Público e representantes de instituições parceiras iniciaram a triagem e encaminhamento dos casos para os respectivos atendimentos.

Uma das primeiras pessoas atendidas foi a dona Raimunda de Nazaré Santiago de Oliveira. A aposentada percorreu 4 horas de barco, saindo do sítio onde mora para chegar até Demarcação. Com pedra na vesícula, contou ao Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, que mesmo com diagnóstico confirmado por exames e necessidade urgente de cirurgia, aguarda pelo procedimento na rede pública há um ano e dois meses.



Depois de ouvir as reclamações e conferir os exames e laudos, o Promotor de Justiça informou que irá buscar atualização acerca do caso dela à Secretaria Estadual de Saúde, para verificar se a reclamante já se encontra na fila para a realização do procedimento e outras informações que possam ajudar a resolver o problema da sitiante.

Já os servidores da Ouvidoria do MP receberam e registraram reclamações de vários aspectos da comunidade. Uma delas foi sobre o transporte escolar, que segundo uma moradora continua com problemas. Ela explicou que a voadeira que transportava as crianças teve problema e não foi substituída até agora. Em razão disso, o filho e outras crianças não conseguiram retomar as aulas.

Outro ponto questionado pela comunidade foi a precariedade da única Delegacia de Polícia da localidade, que está praticamente abandonada, sem nenhum policial, contando com apenas dois servidores administrativos que tomam conta do local. O fato foi confirmado pela equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT), um dos órgãos parceiros.



Assim como ocorrido no Distrito de Calama, a maior demanda de atendimento em Demarcação gira em torno da expedição da carteira de identidade e segunda via, trabalho realizado pela equipe da Polícia Civil. Outro serviço bastante procurado é de expedição de CPF, sob a responsabilidade de um funcionário dos Correios.

As Promotoras da Educação e da Infância e Juventude, Luciana Ondei Rodrigues e Tânia Garcia, acompanhadas de servidores e dos bombeiros, visitaram uma das escolas do Distrito, para ver de perto a realidade, conversar com professores e alunos, bem como conhecer a estrutura do espaço.

Ainda no fim da manhã, os Promotores presentes no Projeto e os representantes dos parceiros se reuniram com lideranças da comunidade para tomar conhecimento, receber informações, receber reclamações em geral para encaminhamentos e providenciar as medidas cabíveis. O atendimento do MP Itinerante nesta quarta feira será na comunidade de Santa Catarina, no baixo madeira.

Fonte: MP/RO

Postar um comentário

0 Comentários