No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, Sesau orienta população como buscar tratamento

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, Sesau orienta população como buscar tratamento

 

Sesau oferta os serviços em oftalmologia geral adulto e pediátrico

Porto Velho, RO - No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26), a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau enfatiza a importância da conscientização da população para o diagnóstico precoce e orienta onde buscar atendimento. Desde janeiro até maio foram ofertadas 732 consultas, 862 exames e 36 procedimentos a laser, para tratar o glaucoma no Hospital de Base Ary Pinheiro.

O glaucoma é considerado o inimigo silencioso da visão, uma condição caracterizada pelo dano ao nervo óptico que possui como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular, que pode levar à perda gradual da visão.

O governador Marcos Rocha enfatiza o trabalho de assistência e tratamento das pessoas com glaucoma. “O rastreio do glaucoma deve ser sempre lembrado não somente em uma data única, mas o ano inteiro, a cada consulta oftalmológica, a cada troca de óculos, cada periódico e exames de rotina devemos direcionar nossa atenção para essa potencial morbidade”, afirma.

Por ser uma doença em sua grande maioria assintomática, o diagnóstico pode ser tardio, uma vez que há uma grande parcela da população que não procura a atenção oftalmológica adequada, se limitando a procurar o profissional apenas quando sente algo mais grave ou quando parte da visão já se perdeu.

Segundo Rodrigo Carvalho, chefe do departamento de Oftalmologia, o acompanhamento é essencial. “Neste mês, a campanha Maio Verde serve para nos alertar sobre a importância de realizar o acompanhamento com oftalmologista. As unidades do Estado oferecem os serviços necessários para garantir a prevenção e tratamento”, afirmou.

COMO BUSCAR ATENDIMENTO

O usuário do Sistema Único de Saúde – SUS deve se direcionar à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter o encaminhamento e ser regulado. Em seguida, será chamado para atendimento na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), onde são realizados os exames, diagnósticos e acompanhamento do glaucoma.

As cirurgias e procedimentos direcionados ao controle da doença são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha destaca o empenho dos profissionais em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. “A sociedade conta e precisa do nosso atendimento, e para isso, oferecemos o serviço com profissionais de excelência e equipamentos de qualidade”, enfatiza o gestor.

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA

Atualmente, a Sesau oferta os serviços em oftalmologia geral, adulto e pediátrico, retina, glaucoma, estrabismo, plástica ocular reparadora, pterígio e córnea.

No Hospital de Base, também funciona o serviço de urgência e emergência oftalmológica, que atende 24h, de segunda a segunda, toda a demanda do Estado. Para ser atendido o paciente deve ser encaminhado pelas Unidades de Pronto Atendimento, a exemplo das UPA’s, ou pelo Pronto Socorro João Paulo II, via Central Estadual de Regulação bem como todas as cirurgias oftalmológicas eletivas.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu