O dia 23 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

O dia 23 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

23.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – Uma comissão do Ministério da Viação está em Porto Velho e segue até Guajará-Mirim, para fazer a medição final do traçado da ferrovia Madeira-Mamoré. 

1947 – O prefeito Flamínio Albuquerque e o governador Frederico Trota inauguram o 1º trecho pavimentado da Avenida 7 de Setembro, entre ruas Prudente de Moraes e José de Alencar.

1954 – O governo do Território compra toneladas de “carne verde”, para abastecer Porto Velho e Guajará-Mirim (“carne verde” à época designava a carne de gado).

1985 – Três mil famílias já demarcaram terrenos, em mega invasão no loteamento “Jardim Eldorado”, em Porto Velho (originou a atual Zona Sul).

1991 – Em Rondônia só funcionários da Caerd, Unir, Embrapa e Ministério da Agricultura aderiram à “greve geral” promovida pela CGU, CUT e Contag. Demais serviços funcionaram normalmente.

COMEMORA-SE

Dia Internacional das Comunicações Sociais. Dia Internacional para Acabar com a Fístula Obstétrica, Dia Mundial da Tartaruga .

Católicos celebram São João Batista de Rossi

BRASIL

1789 — Prisão de Tomás Antônio Gonzaga pela participação na Inconfidência Mineira. 

1865 — Nasce Epitácio Pessoa (m. 1942),11º presidente brasileiro. 

1928 — O presidente Washington Luís foi baleado no hotel Copacabana Palace.

MUNDO

1929 – É lançada a primeira animação falada de Mickey Mouse. 

1995 — Liberada a primeira versão da linguagem de programação Java. 

2017 — Morre Roger Moore (n. 1927), o 1º ator a interpretar o personagem James Bond no cinema.

FOTO DO DIA

VILHENA, ONDE RONDÔNIA COMEÇOU

Em 1907, quando implantou a linha telegráfica Cuiabá/Porto Velho, Candido Rondon instalou o 1º posto telegráfico no local no meio do nada que denominou “Vilhena”, então MT, que em 1943 foi integrado ao Território do Guaporé, e em 1960, quando o presidente Juscelino Kubistcheck mandou construir a BR-364, Vilhena passou a ser a “porta de entrada” para a Amazônia Ocidental.

Conheci Vilhena em 1975 numa reportagem sobre um cidadão que dizia ter sido sequestrado por um disco-voador e fora deixado ali, onde iniciei meu aprendizado sobre Rondônia. Voltei lá várias vezes, inclusive na instalação do município (FOTO), em novembro de 1977, a festa mais organizada e bonita das cinco que estive presente naqueles 10 dias, até em razão do Sol nos dar o “ar de sua graça”.

Trabalheira mesmo, além dos grupos de cada cidade que organizaram as cinco festas – Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, foi da comissão responsável pela organização dos eventos, designada pelo governador Humberto Guedes, presidida pelo advogado Amadeu Machado,  o diretor de Administração da prefeitura de Porto Velho Chiquilito Erse, e os jornalistas Jussara Gotlieb e Jorge Sarrafe dos Santos.

Postar um comentário

0 Comentários