
Ao todo, 903 pessoas foram atendidas durante toda a semana do “Registre-se”, no Tudo Aqui
Porto Velho, RO - Para atender de forma exclusiva à população, socialmente vulnerável, dando mais celeridade a soluções de problemas, prestando um melhor serviço para a população, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos – Sugesp, participou da 1ª Semana Nacional de Registro Civil “Registre-se!”, a ação foi promovida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e aconteceu no Tudo Aqui – Unidade Centro, em Porto Velho, na última semana, com a oferta de vários serviços aos cidadãos.
Ao todo, foram 903 pessoas atendidas e contou com a parceria de órgãos como o Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO, Defensoria Pública de Rondônia – DPE/RO; Ministério Público do Estado de Rondônia – MPRO e Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO. Durante o evento “Registre-se”, foram realizados os atendimentos ao público, com a Emissão de Registro Geral – RG; Certidão de Nascimento; Correção de informações nas certidões, como dados ou nomes, dentre outro serviços.
Sobre a ação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a união entre o Governo do Estado e os demais órgãos, “possibilitam que a população tenha acesso mais rápido aos atendimentos que necessitam e tenham suas pendências solucionadas de forma ágil e célere”, comentou.
O coordenador do Tudo Aqui, Paulo Robson explica que, algumas ações são realizadas pelo Estado, e além dos atendimentos nas unidades Centro e Shopping, “muitas vezes o cidadão não consegue resolver uma demanda de forma rápida e ágil, pois precisa, por exemplo, ir em algum cartório buscar alguma documentação que por aqui, não é possível a emissão”, comentou.
“Essa ação dá mais celeridade às solicitações dos requerentes, e trazemos tudo para um canto só, para fazermos estes atendimentos. Com isso, situações que se resolveria, em três dias, são solucionadas em um único dia”, disse Paulo Robson.
VULNERABILIDADEAinda, conforme o coordenador, em conjunto com o Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO, Ministério Público – MP e Defensoria Pública – DPE, foram oferecidos alguns serviços voltados à população em situação de rua, além de atender refugiados, povos originários, ribeirinhos, pessoas que se encontram em cumprimento de medidas de segurança, população carcerária e egressos do cárcere.
“Com isso, é possível reduzir as filas de espera e por exemplo, conseguir uma resolução consensual de uma separação, conversão informal para formalizar uma situação de divórcio, que é bem burocrática e aqui, conseguimos dar celeridade, além de pensão alimentícia, guardas de filho, danos materiais, cobranças, retificações”, esclareceu Paulo Robson.
FEIRÃO ‘LIMPA NOME’De acordo com o coordenador do Tudo Aqui, foram cerca de 733 atendimentos realizados para a população durante os os dias 26, 27 e 28 de abril, durante o feirão, sendo a maioria renegociações de dívidas com as empresas.
“O intuito foi oferecer para a população em geral, a oportunidade de regularizar o nome, fomentando a movimentação da economia e ajuda não só o requerente, como os lojistas também. Nestes feirões, conseguimos diminuir a taxa de juros, com o lojista disponível para resolver o débito com o consumidor”, disse Paulo Robson.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários