Assista ao trailer de “Golda – A Mulher de Uma Nação”; saiba quem é a figura histórica Junho 26, 2023

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Assista ao trailer de “Golda – A Mulher de Uma Nação”; saiba quem é a figura histórica Junho 26, 2023

Longa que conta a história da primeira mulher a ocupar o posto de primeira-ministra de Israel chega aos cinemas em 24 de agosto

Porto Velho, RO - O filme “Golda – A Mulher de Uma Nação” ganhou trailer oficial nesta segunda-feira (26). (Veja abaixo). A CNN divulgou o vídeo em primeira mão.

O longa é um recorte histórico e político da Guerra do Yom Kippur, em 1973, sob a perspectiva de Golda Meir, a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-ministra de Israel. A trama narra decisões de alto risco que ela teve que tomar durante o conflito.

A produção é estrelada pela vencedora do Oscar Helen Mirren (“A Rainha”) e conta com Liev Schreiber, Camille Cottin e mais no elenco.

“Golda – A Mulher de Uma Nação” chega aos cinemas brasileiros em 24 de agosto.

Quem é Golda Meir

Chamada de Dama de Ferro, Golda Meir foi a primeira – e única – mulher a chefiar Israel. Ela assumiu o cargo de primeira-ministra em 1969, aos 70 anos.

Natural de Kiev, de família judaica, migrou para a Palestina em 1921, depois ter vivido um tempo nos Estados Unidos, onde se formou na faculdade.

Ela começou a carreira política em 1932, quando engajou na Confederação Geral do Trabalho (Histadrut), onde exerceu uma série de cargos. Como líder do movimento, Golda foi uma das responsáveis pelas negociações com os britânicos para a partição da Palestina.

Na década de 1940 e durante a Segunda Guerra Mundial, foi chefe do departamento político da Agência Judaica (a maior autoridade em Israel sob administração britânica) e da Organização Sionista Mundial.

Golda foi uma de duas mulheres signatárias da declaração de independência de Israel, em 1948. Ela foi nomeada pelo então primeiro-ministro para o cargo embaixadora de Israel na União Soviética.

Entre 1949 e 1956, foi ministra do Trabalho e Segurança Social e, posteriomente, dos Negócios Estrangeiros.


Golda Meir (1898 – 1978), ex-primeira-ministra de Israel, em uma conferência do Partido Trabalhista em Londres, Reino Unido, em 30 de novembro de 1974 / Reg Burkett/Express/Hulton Archive/Getty Images

Em 1969, após a morte do então primeiro-ministro, Levi Eshkol, tomou posse como primeira-ministra.

Diplmata experiente, Golda mostrou forte liderança durante a Guerra do Yom Kipur entre Israel e uma coalizão de países árabes, em outubro de 1973.

Naquele ano, o Egito e a Síria lançaram um ataque surpresa contra Israel, durante o feriado judaico de Yom Kippur, ameaçando dominar o país. Israel lançou uma contraofensiva massiva antes que um cessar-fogo fosse estabelecido.

Golda Meir renunciou em 1974 por questões de saúde e morreu em 1978, aos 80 anos.
Assista ao trailer



Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários