Unidade de Saúde Renato Medeiros realiza ação de prevenção ao diabetes

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Unidade de Saúde Renato Medeiros realiza ação de prevenção ao diabetes

Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, evento incentivou o cuidado e conscientização da população

Porto Velho, RO - A diabetes é uma doença muitas vezes silenciosa, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio necessário para o controle do açúcar no sangue. Em busca de incentivar a prevenção e conscientizar a população sobre a doença, a Secretaria de Saúde Municipal (Semusa), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, realizou diversos atendimentos em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho.

A iniciativa reuniu aproximadamente 40 pessoas, entre profissionais como agentes comunitários de saúde (ACS), médica, psicóloga e enfermeiras, além dos acadêmicos de nutrição do Centro Universitário São Lucas.

Durante a ação, foram realizadas pela equipe de saúde atividades como verificação de glicose e pressão arterial, orientação e demonstração de alimentação saudável para diabéticos, ciclo de palestras dinâmicas e interativas, distribuição de brindes e panfletos educativos.


Houve orientação e demonstração de alimentação saudável para diabéticos

Entre os temas abordados no ciclo de palestras estão os tipos de diabetes e suas causas, os sintomas, orientação para realização de exames, a importância da atividade física e alimentação saudável, a relevância de ter uma boa qualidade de sono, medidas preventivas e tratamentos.

A gerente da USF Renato Medeiros, Raimunda Franklin, destaca que o curso realizado durante o Projeto Saúde com Agente, foi fundamental para o exercício dos serviços oferecidos.

“Hoje a equipe que realizou o curso coloca em prática os aprendizados. O projeto Saúde com Agente foi de suma importância para melhorar a qualidade dos atendimentos ofertados na atenção primária”, aponta a gerente.


Ação faz parte do planejamento anual voltada para a prevenção e conscientização

Ainda de acordo com a gerente, “a ação já faz parte do planejamento anual de atuação para a prevenção e conscientização da população com o objetivo de não só tratar mas também prevenir. Estamos fazendo a busca ativa, mas principalmente alertando sobre os perigos da doença. É importante que o paciente faça uma prevenção para não chegar ao diagnóstico de diabético, e isso é possível por meio de medidas estratégicas como essa”.

Dona Maria Coelho, paciente da USF Renato Medeiros, participou do evento e falou da ação com muitos elogios à unidade.

“Ações assim são muito boas para que possamos cuidar melhor da nossa saúde. Sou diabética e hipertensa e já tem 4 anos que faço todo meu tratamento aqui na unidade, graças a Deus sou muito bem atendida. Quando eu não posso vir buscar meus remédios, a minha agente de saúde vai até minha casa. Se não fosse esse SUS não sei o que seria de mim, sou muito grata a saúde”, afirma.

TRATAMENTO

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes pode causar o aumento da glicemia, podendo levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar até mesmo à morte. Em Porto Velho, ações de cuidado e tratamento à doença são feitas através do Programa Hiperdia, ofertado em todas as unidades de saúde, seja da zona urbana ou rural.

Os interessados no serviço devem comparecer na unidade mais próxima de sua residência portando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovantes de residência, receita e laudo médico que ateste a condição de saúde.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários