Grandes obras e pavimentação marcam transformação do município nos últimos anos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Grandes obras e pavimentação marcam transformação do município nos últimos anos

No aniversário de instalação do município, moradores comemoram a chegada do asfalto

Porto Velho, RO - As ruas de Porto Velho nunca mais foram as mesmas. Completando 109 anos de instalação, é possível ver um trabalho executado que traz, de imediato, mais qualidade de vida à população. Em sete anos, cerca de 700 quilômetros de asfalto, capa nova e recapeamento foram feitos nas vias da capital, resolvendo problemas de décadas em bairros tradicionais.

Um deles, o mais recente, é o bairro Pantanal, na zona Leste. Foram aproximadamente 4 quilômetros na primeira etapa de pavimentação, já concluída, além de 1,5 quilômetro de recapeamento na avenida Amazonas entre José Amador dos Reis e Goianésia.

Durante a obra, Karine Gomes, que mora na rua Almeida Júnior desde que nasceu, comemorou os benefícios adquiridos. Além da lama e da poeira, que não existem mais, um detalhe importante mudou.“As ruas eram tão ruins que sequer os motoristas de aplicativo conseguiam atender. A gente solicitava a corrida, mas precisava andar muito, até a avenida Amazonas, para conseguir embarcar, o que agora já mudou. São detalhes que mudam a vida da gente”, explicou a moradora.


Somente em 2023 foram entregues 130 quilômetros de asfalto

Foram mais de 130 quilômetros de pavimento feitos em 2023. Outra obra esperada e entregue pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), foi o asfalto no bairro Nova Esperança, na zona Norte, onde também estão localizadas as avenidas Décio Bueno e Santos Dumont, que tornaram mais rápido o acesso à avenida Jorge Teixeira.

Além disso, a Santos Dumont é uma via que promete ser o ponto de encontro da população, tanto como opção para atividades físicas e de lazer, como de grandes eventos, a exemplo do Dia das Crianças, que reuniu diversas secretarias municipais em uma tarde de entretenimento.

Em andamento neste início do ano, está o recapeamento das ruas do bairro Embratel, Centro de Porto Velho. São mais de 8 quilômetros a serem atendidos, distribuídos em 13 ruas. O senhor Roldão Braga, morador da rua México há mais de 30 anos, onde também tem um comércio, fala que a expectativa para o recapeamento é a melhor possível: a visível melhora na qualidade de vida e também nas vendas.

Opinião compartilhada por José Rodrigues da Silva. “Moro há 43 anos e tem sido um trabalho excelente. Em alguns pontos víamos alguns buracos, até desnível e tudo isso foi consertado. É até uma forma de valorizar nossa região”.

GRANDES OBRAS


A nova av. Santos Dumont mudou a cara da zona Norte da cidade

Além do asfalto, calçada e meio-fio, que finalizam os projetos de pavimentação, a Prefeitura de Porto Velho deu início e também entregou grandes obras no último ano. A maior delas, a nova rodoviária, traz um investimento de 44 milhões de reais, fruto de emenda parlamentar da ex-deputada federal Mariana Carvalho, com contrapartida da Prefeitura.

A obra está, de acordo com a equipe técnica, com seu cronograma adiantado, com mais de 40% concluída. “É a obra mais esperada por todos e estamos imensamente satisfeitos com o ritmo intenso de trabalho. A cada visita é possível ver o avanço, o que nos deixa confiantes para uma entrega antecipada”, diz o prefeito Hildon Chaves.

As praças da Juventude e das Camélias também foram obras entregues e comemoradas pela população. A Praça da Juventude está localizada na rua Mangabeira com Tucupi, bairro Mariana, e teve investimento de mais de 1,6 milhão, também de emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura. Já a Praça das Camélias, foi entregue no dia 23 de agosto, na zona Sul, e se tornou mais um ponto de lazer para os moradores do bairro Eldorado.

O COMEÇO DE 2024

São 15 obras em andamento já no começo deste novo ano, através de emendas parlamentares, contrapartidas e empresas contratadas, fiscalizadas pela Prefeitura de Porto Velho. Além da nova rodoviária, estão em andamento o recapeamento de 34 ruas; a revitalização do Campo do 13; Estrada dos Periquitos; conclusão do bairro Igarapé; andamento de pavimentação, meio-fio e sarjeta de vias nos bairros Três Marias, Novo Horizonte; Cidade do Lobo e Mariana; ETE Pró-Moradia, entre outros.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários