Mariana Carvalho lidera intenções de voto para prefeito em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Mariana Carvalho lidera intenções de voto para prefeito em Porto Velho

No entanto, o deputado estadual Marcelo Cruz lidera na pesquisa estimulada

Porto Velho, RO - O Instituto Phoenix divulgou hoje sua primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito e vereadores de Porto Velho, que vão estar na disputa nas eleições deste ano. Mariana está com 14,5% das intenções de voto contra 13,3% de Marcelo Cruz. A terceira colocação é do ex-deputado e ex-vereador Zequinha Araújo (11,6%) e quarta, a deputada federal Cristiane Lopes (9,3%).



Pelos percentuais nota-se que há empate técnico entre os três primeiros colocados e também entre o segundo, o terceiro e o quarto pré-candidato da pesquisa espontânea (onde o eleitor escolhe livremente o candidato de sua preferência). Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – onde não é levado em conta a tendência dos indecisos.

Na tabela abaixo, confira todos os nomes e os percentuais de todos os pré-candidatos mais lembrados na pesquisa pelos eleitores. Note também que o equilíbrio entre Mariana e Marcelo Cruz está entre os eleitores masculinos e feminino. Já em relação a Zequinha Araújo, a predominância de votos é do sexo feminino.

ESTIMULADA

A mesma pesquisa também avaliou os nomes dos pré-candidatos a prefeito de forma estimulada (onde o eleitor dá seu voto a um dos nomes de uma lista prévia). Na estimulada, o deputado estadual Marcelo Cruz leva vantagem sobre Mariana Carvalho – 26,6% a 21,1%. Em seguida aparecem o deputado estadual Alan Queiroz 12,3% e o deputado federal Fernando Máximo (10,2%).



A tabela abaixo mostra o comportamento do eleitor, conforme a faixa etária: Mariana Carvalho tem a maioria dos votos somente entre os jovens entre 16/24 anos. Marcelo Cruz tem a performance melhor de votos de eleitores entre 25/34 anos, 35/44 anos, 45/60 anos e acima de 60 ano9s.



Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – onde não é levado em conta a tendência dos indecisos.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

Um dos capítulos da pesquisa avaliou a gestão do prefeito Hildon Chaves em relação ao cumprimento de suas promessas de campanha. Para 61,08% dos entrevistados, o atual prefeito está cumprindo suas promessas em seu segundo e último mandato à frente da Prefeitura de Porto Velho.



REJEIÇÃO

Outro item da pesquisa foi a rejeição dos políticos da capital: Em quem você não vota de forma alguma. A mais votada foi a ex-senadora Fátima Cleide (21,8%), seguida de Williames Pimentel (16,8%), Fernando Máximo (14,6%) e Mariana Carvalho (11,8%), conforme a tabela abaixo.



Perceba que a rejeição de Fátima Cleide, Wiliames Pimentel e Fernando Máximo é maior na periferia de Porto Velho. Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – onde não é levado em conta a tendência dos indecisos.

VEREADORES



Para a vereador, a briga promete: vários nomes estão despontando na preferência do eleitor, inclusive de ex-membros do parlamento que estão há pelo menos duas eleições fora do mandato. A lista possui também nome de sindicalistas, empresários, profissionais liberais como médicos e jornalistas, servidores públicos e atuais vereadores em defesa do mandato.

A liderança das intenções de voto é para o ex-vereador Pastor Sandro (5,6%), seguido do ex-deputado Hermínio Coelho (5%), e o ex-vereador Zequinha Araújo (4,3%). Empatados com 3,3% estão Junior Queiroz, Pastor Evanildo Cruz e Dr. Ferrari; também empatados estão o vereador Edmilson Dourado e a secretária municipal Ivonete Gomes, com 3%.

Na sequência tem-se: Everaldo Fogaça (2,7%), Lucas Donadon e Toco do Sindicato, empatados com 2,3%; Valdeir Boi na Brasa, Almir Paiva, e Manoel Piedade, empatados com 2%; Thiago Suruí, Wiveslando Neiva, Márcio Pacele, Ingrid Gurgel e Edwilson Negreiros, empatados com 1,6%.

A lista é composta por 61 nomes e ainda possui nomes com o da vereadora Ellis Regina (1%), e os vereadores Alex Paliton, Paulo Tico, Marcelo Reis, Isaque Machado, e os ex-vereadores Junior Cavalcante, Dindin, Confira a tabela abaixo, a lista e os percentuais de cada pré-candidatos da pesquisa espontânea.

DADOS DA PESQUISA

PESQUISA REALIZADA ENTRE OS DIAS 23 A 26 DE JANEIRO DE 2024 COM 501 ENTREVISTADOS. POSSUI MARGEM DE ERRO DE + OU -4%, INTERVALO DE CONFRIANÇA DE 95% E FOI CONTRATADA PELO PRÓPRIO REALIZADOR DA PESQUISA, ASSINADA PELA ESTATÍSTICA LILIANA GAZOLA (CONRE NO. 9063 E REGISTRADA NO TRE-RO COM O NÚMERO 03644/2024.

Fonte: Instituto Phoenix

Postar um comentário

0 Comentários