Prefeitura amplia horários de unidades para vacinação contra gripe e covid-19 a partir desta segunda (26)

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Prefeitura amplia horários de unidades para vacinação contra gripe e covid-19 a partir desta segunda (26)

Quatro unidades de saúde funcionarão até as 21h até quarta-feira (28)

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), amplia, a partir desta segunda-feira (26), os horários de funcionamento de quatro unidades de saúde para vacinação contra gripe e covid-19.

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a estratégia tem o objetivo de elevar os índices de vacinação na capital. “Nossas coberturas, tanto da vacinação contra a gripe quanto da covid-19, estão bem baixas. Precisamos que as pessoas procurem as unidades de saúde e se vacinem, principalmente o grupo prioritário que é o responsável por nos dar cobertura. Essa estratégia é justamente para facilitar o acesso à imunização”, explica a coordenadora.

A partir desta segunda até quarta-feira (28), as seguintes unidades funcionarão até as 21h, das 18h em diante apenas para vacinação contra gripe e covid. São elas:

- USF Ernandes Índio - av. Mamoré, 5002, Porto Velho - RO
- USF Pedacinho de Chão - av. Tiradentes, 3420 - Embratel, Porto Velho - RO
- USF Osvaldo Piana - av. Campos Sales, 858 - Areal, Porto Velho - RO
- USF Nova Floresta - rua: João Paulo I, 2450 - Novo Horizonte, Porto Velho - RO


Vacina bivalente é indicada para pessoas acima de 12 anos de idade

SHOPPING

A vacinação no Porto Velho Shopping também foi estendida. A partir desta segunda-feira (26) até a próxima quarta-feira (28), o centro comercial será ponto de vacinação na capital. O horário de atendimento é das 17h às 21h.

Para se vacinar, basta levar cartão do SUS ou CPF e informar ao vacinador. Se for menor de idade, é necessário que esteja acompanhado dos pais ou responsável.

QUEM PODE SE IMUNIZAR?

A vacina contra a gripe está disponível para qualquer pessoa acima de seis meses de idade. Pessoas que fazem parte de grupos de risco, como gestante, puérpera, idoso, imunocomprometido, entre outros, devem se identificar ao vacinador no ato da imunização.

Já a vacina bivalente é indicada para pessoas acima de 12 anos de idade. No caso de idosos que já tomaram a bivalente, devem tomar a nova dose de reforço, desde que tenha um intervalo de seis meses entre as doses.


Apenas 49 mil pessoas se vacinaram contra a gripe durante esta campanha na capital

CAMPANHA

A Campanha de Vacinação contra a Gripe iniciou em novembro de 2023 e encerra na próxima quinta-feira (29). Esta é a primeira vez que a estratégia é realizada nesta época do ano.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida buscou atender às particularidades climáticas da região, que nesta época passa pelo “inverno amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. Antes, a campanha era realizada entre os meses de abril e maio do ano seguinte, em todo o país.

Portanto, quem não se vacinar contra a gripe durante a vigência desta campanha, só poderá garantir a imunização no final deste ano, época que inicia a nova estratégia do Ministério da Saúde.

“Nós precisamos que mais pessoas se vacinem. Estamos ampliando a oferta dos imunizantes de gripe e covid-19 para atrair o maior número de pessoas a serem vacinadas. A vacina é a forma mais eficaz no combate a essas doenças”, destaca Eliana Pasini, secretária Municipal de Saúde.

DADOS

Em Porto Velho, apenas 49 mil pessoas se vacinaram contra a gripe durante esta campanha. Isso representa 16% de cobertura vacinal, longe da meta do Ministério da Saúde que é de 90%.

No cenário da covid-19, os dados da Semusa mostram que apenas 61 mil pessoas se imunizaram com a vacina bivalente em Porto Velho.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários