Prefeitura entrega 382 títulos definitivos em Extrema

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Prefeitura entrega 382 títulos definitivos em Extrema

Já foram regularizados 16 mil imóveis no maior programa de regularização fundiária da história de Porto Velho

Porto Velho, RO - O sonho da titularidade chegou para os moradores de Extrema, distrito de Porto Velho. No último sábado (24), a Prefeitura de Porto Velho entregou 382 escrituras públicas aos moradores da localidade, fruto de um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur). A solenidade aconteceu na Escola Municipal 13 de Maio.

Foi com muita alegria que o aposentado Francisco Lobato da Silva, de 72 anos, nascido no distrito, recebeu o documento da casa onde criou os 12 filhos e hoje vive com a esposa e dois netos. A entrega foi feita pelo secretário-geral de Governo, Fabricio Jurado, que na ocasião representou o prefeito Hildon Chaves.

“Eu estou muito feliz em receber essa escritura, eu nasci aqui, criei meus filhos e hoje parte da família ainda mora comigo nessa casa. A gente tinha cisma de perder o imóvel, esperamos muito tempo por isso e hoje finalmente o dia chegou, graças a Deus”, comemorou Francisco.

O trabalho da Semur em Extrema começou há quatro anos com a delimitação do poligonal urbanístico do distrito, que tem mais de 40 anos de criação. Entre os trabalhos realizados no processo estão o georreferenciamento, o desenho urbanístico e o levantamento socioeconômico das localidades.

"No primeiro momento a gente regularizou os equipamentos públicos, como colégios, postos de saúde, praças e ruas, no segundo momento a gente entrou na criação das unidades imobiliárias e o terceiro momento é transformar a unidade imobiliária no nome do posseiro registrado, isso no cartório, e hoje nós estamos entregando 382 escrituras públicas na mão dos cidadãos.

Escrituras públicas registradas no cartório. É um avanço na gestão do prefeito Hildon Chaves. Já regularizamos, ao todo, 16 mil imóveis, e pretendemos bater a marca de 22 mil até dezembro de 2024”, detalhou o secretário da Semur, Edemir Monteiro Brasil Neto.


José Ivo do Nascimento tem consciência do peso da escritura e da segurança jurídica que o documento gera

OUTRAS LOCALIDADES

Além de Extrema, a Prefeitura já regularizou os imóveis de Nova Califórnia, Jaci-Paraná e União Bandeirantes. O próximo distrito contemplado será Vista Alegre, e em seguida a sede do município. A meta é alcançar o número de 5 mil títulos emitidos na capital neste ano, contemplando os bairros Jardim Santana, Loteamento Parque Amazônia (já iniciado), Juscelino Kubistchek, Lagoa, Planalto, Jardim Ipanema e Loteamento Luiene.

“É o maior programa de Regularização Fundiária da história da Prefeitura de Porto Velho. Aqui foram regularizados mais de 1.200 imóveis e, hoje, entregamos quase 400 títulos definitivos a famílias que estão aguardando há mais de 40 anos. Então, por determinação do prefeito, toda a Semur continua avançando com o trabalho em todas as regiões de Porto Velho”, garantiu o representante do prefeito, Fabricio Jurado.

José Ivo do Nascimento, que mora na região há anos, agora está mais tranquilo. O autônomo tem consciência do peso da escritura e da segurança jurídica que o documento gera. “Significa muita coisa, principalmente que a gente tem direito de posse, que a casa é minha e o lote é meu. Minha casa significa tudo, mora eu, minha esposa e filhos, então significa muita coisa pra gente. A gente sempre sonha com algo melhor e agora chegou, agora posso tentar financiamento, garantir o direito a herança, a gente nunca esperava enquanto distrito que isso fosse acontecer”, contou o beneficiado.

O evento de entrega dos títulos reuniu, além dos beneficiários, vereadores como Gilber Rocha, Paulo Tico e o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Márcio Pacele, e ainda parte do secretariado municipal e outras autoridades.

















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários