Ações da Gerência de Aviação do Estado reforçam apoio às forças de segurança em operações desenvolvidas em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Ações da Gerência de Aviação do Estado reforçam apoio às forças de segurança em operações desenvolvidas em Rondônia


As funções desempenhadas na Gave incluem pilotos, operadores aerotáticos e operadores de apoio em solo

Porto Velho, RO - Nos três primeiros meses de 2024, a Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave) realizou mais de 23 acompanhamentos às forças de Segurança Pública, com apoio essencial às operações. Essas ações destacam o papel crucial desempenhado pela Gave no suporte operacional, fornecendo uma perspectiva aérea, que amplia a eficácia e eficiência das ações.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou sobre a contribuição da Gerência para a segurança do Estado. “Desde a sua criação, a Gerência de Aviação do Estado tem sido uma peça fundamental nos esforços para fortalecer a segurança pública, em Rondônia. O Governo do Estado destaca o trabalho realizado pela equipe da Gave, que tem contribuído de forma contínua para tornar o Estado; um lugar mais seguro para se viver e prosperar”, salientou.

CONHEÇA O GAVE

Criada em 2009, a Gerência de Aviação do Estado é uma unidade aérea policial integrada, composta por policiais militares e civis. A equipe realiza operações aéreas de segurança pública em toda a extensão do estado de Rondônia. Estão incluídos entre as suas atividades:
  • Policiamento ostensivo e repressivo, utilizando helicópteros;
  • Policiamento aéreo em áreas de fronteira para combate ao tráfico internacional de drogas;
  • Fiscalização e combate a crimes ambientais, incluindo incêndios florestais;
  • Apoio às forças de segurança em operações de reintegração de posse urbanas e rurais, e cumprimento de mandados de prisão;
  • Resgate aeromédico;
  • Busca e salvamento com o uso de helicópteros;
  • Transporte de autoridades.
A Gerência de Aviação do Estado possui três helicópteros equipados com tecnologia de ponta para cumprir suas missões. Nos quase 15 anos de existência, foram realizadas mais de 7.320 horas de voo, sem histórico de acidentes.

Após a seleção, os policiais são submetidos a cursos de formação intensivos

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital reforçou a importância da Gave para a segurança do Estado. “A Gave desempenha um papel essencial para manutenção da segurança em Rondônia. Suas diversas funções, que vão desde o policiamento aéreo até o resgate aeromédico, complementam e fortalecem as operações das forças de segurança em terra”, evidenciou.

O secretário esclarece, também, que Governo de Rondônia fornece todo o apoio necessário para garantir que a Gerência de Aviação possa continuar realizando suas importantes missões em prol da segurança e proteção da sociedade.

APOIO E FORMAÇÃO

Para ingressar na Gerência de Aviação, os policiais passam por um rigoroso processo seletivo, com provas teóricas, físicas, exames médicos e toxicológicos, além de pré-requisitos específicos às funções a serem desempenhadas, que incluem pilotos, operadores aerotáticos, operadores de apoio em solo e funções administrativas.

Após a seleção, os policiais são submetidos a cursos de formação intensivos, com extensa carga-horária teórica e prática, preparando-os física e mentalmente, para operar as aeronaves e equipamentos utilizados.

Com esses acompanhamentos e apoio aéreo, a Gerência de Aviação Aérea do Estado, não apenas demonstra seu compromisso com a Segurança Pública, mas também sua capacidade de resposta rápida e flexível, diante das necessidades emergentes das forças policiais em solo.

Postar um comentário

0 Comentários