O dia 14 março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

O dia 14 março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

 


O DIA NA HISTÓRIA
14.3.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1947 – 1) A diretora de Educação Laudímia Trotta abre, no colégio Duque de Caxias, o programa territorial de merenda escolar. 2) O presidente Gaspar Dutra nomeia o secretário-geral do Território o advogado Celso Filho.

OBS: No Território só o secretário-geral e o governador eram nomeados pelo presidente.
1947 – A subida violenta das águas do Rio Madeira, e tributários, destrói plantações e casas de ribeirinhos que fogem para não perder suas vidas. Vários trechos da ferrovia Madeira-Mamoré foram engolidos pelas águas.

1976 – Os três envolvidos no assassinato do comerciante Raimundo Ripardo, na 2ª feira de carnaval, foram transferidos para a penitenciária da ilha de Santo Antônio, e a polícia não crê que haja um novo criminoso no caso.

1988 – O governo não responde às acusações de deputados de que mais de 7 mil pessoas foram contratadas a mando do governador Jerônimo Santana, e que uma parte dos contratados nem mora em Rondônia.

1986 – Mesmo pertencendo a Rondônia, serviços básicos estão sendo realizados em Extrema e Califórnia pelo governo do Acre, como o pagamento de professores e outros funcionários rondonienses.

HOJE É

Dia Nacional da Incontinência Urinária. Dia da Aproximação de Pi, para os matemáticos e fãs. Dia do Vendedor de Livros. Dia Nacional dos Animais. Dia Mundial dos Carecas.
Católicos celebram Santa Matilde,
 
BRASIL

1847 – Nasce o poeta Antônio Frederico de Castro Alves, o “Poeta dos Escravos”. 

1914 - Nasce a escritora Carolina Maria de Jesus (+ 1977), autora de “Quarto de Despejo”
 
MUNDO

1663 – Otto von Guericke explica, no livro Experimenta Nova (ut vocantur) Magdeburgica de Vacuo Spatio, experimentos no vácuo e a descoberta da repulsão eletrostática. 

1879 — Nasce Albert Einstein (+ 1955), físico alemão.

FOTO DO DIA
A GUERRA QUE NÃO HOUVE (I)

Os ex-seringais Extrema e Califórnia sempre pertenceram a Rondônia, mas durante quase um século se valeram de atendimento em Rio Branco, AC, a 180 KM, em razão da sede do município de Porto Velho, estar a 330 KM de distância.

Uma viagem que ficava mais longa até que foi inaugurada, em 2022, a ponte sobre o Rio Abunã, na BR-364, reduzindo de 45 a 60 minutos a viagem entre a capital rondoniense e os dois distritos na divisa com o Acre.
 
Na década de 1970 o governo do Acre instalou sua estrutura na região: policiamento, saúde, banco, luz, educação etc. E para determinar a posse, a bandeira do Acre era vista a quilômetros de distância.

Na metade da década de 1980, depois do ser divulgado em Rio Branco a sinopse de um mapa do Acre que incluía ao território daquele Estado os dois distritos rondonienses, o governador Jerônimo Santana (1987/91) iniciou a retomada daquela área, mandando para lá, além de um forte contingente da Polícia Militar, também a estrutura rondoniense aos dois distritos.

Sobre a retomada de Extrema, veja em “Ponta do Abunã, o Braço Ocidental de Rondônia”, livro de Tadeu Fernandes.

Postar um comentário

0 Comentários