Prefeitura entrega kits de educação em saúde para fortalecer o trabalho de prevenção e cuidado com a população

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Prefeitura entrega kits de educação em saúde para fortalecer o trabalho de prevenção e cuidado com a população


O material será empregado no desenvolvimento e execução de atividades de saúde da família

Porto Velho, RO - 
O investimento é de mais de R$ 350 mil para a aquisição do materialA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reuniu os gerentes das unidades que compõem a rede de atenção básica de Porto Velho para realinhamento estratégico das ações. Na ocasião, foram entregues kits de educação em saúde para auxiliar no desenvolvimento e execução de atividades de saúde da família. Além dos gestores, representantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) também participaram do encontro.

O material está relacionado ao planejamento reprodutivo da mulher e do homem, educação sexual, câncer de mama, pré-natal, amamentação e alimentação saudável. Cada kit é composto por álbum seriado, conteúdo ilustrativo impresso em formato de cartaz, além de materiais de apoio como próteses de órgãos sexuais, bonecos, maquetes e até simulação de frutas, verduras e vegetais, no caso do kit de alimentação saudável.

O Município, através da Semusa, investiu mais de R$ 350 mil na aquisição dos materiais, recursos provenientes do cofinanciamento estadual, repassados ao município pelo Governo do Estado. Conforme a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, Fabíola Barros, os kits estão sendo entregues para todas as unidades de saúde da zona urbana e rural.


Materiais pedagógicos são novidades para unidades e devem atrair maior público para as ações

“A utilização dos kits de educação em saúde nas unidades é fundamental para promover a conscientização, prevenção e autocuidado na população. Vão facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e contribuir com a melhoria dos serviços prestados à população”, aponta a diretora.

Gerente da Unidade de Saúde da Família Caladinho, Ferreira Morais aponta que a unidade ainda não tinha um material pedagógico desta natureza e que, a partir de agora, a novidade pode atrair maior público para as ações. “É muito importe, pois as pessoas são acostumadas com o visual. Com esses kits, enquanto a profissional está explicando o conteúdo, a pessoa pode acompanhar as imagens no álbum ou na própria prótese”.

Enfermeira e integrante do NEP na USF Ronaldo Aragão, bairro Nacional, Geortânia Araújo aponta que “os kits desempenham um papel importante nas ações direcionadas à população por várias razões, uma dela é poder melhorar a compreensão das pessoas quanto ao assunto que está sendo ensinado”.

Presente na entrega dos materiais, a secretária da Semusa, Eliana Pasini, destacou que os kits são ferramentas valiosas para o apoio da atividade profissional e que devem ser utilizadas para a ampliação do trabalho de prevenção e cuidado.

"São instrumentos que podem proporcionar maior acesso à informação, promovendo a prevenção de doenças, incentivando estilos de vida saudáveis, capacitando os indivíduos, e ainda podem reduzir custos em saúde, quando a mensagem alcança grupos específicos. Esses kits são essenciais para promover a conscientização, prevenção e autocuidado, contribuindo para uma população mais saudável e com melhor qualidade de vida. Usem muito, mas cuidem também desses materiais".A


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários