O dia 01 abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

O dia 01 abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

 


O DIA NA HISTÓRIA
1.4.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1948 – O governador Frederico Trotta, que criou a Escola Normal do Guaporé (“Carmela Dutra”), anuncia duas novas obras, o “Dispensário de Tuberculose” e o “Hospital Materno-Infantil”.

1969 – O povoado de Vilhena é promovido à condição de distrito de Porto Velho, pelo governador João Carlos Marques Henrique Neto.
 
1981 – Presidida pelo jornalista Walter Santos (técnicos Gil e Cardoso), as seleções de Rondônia, campeãs adultas M/F da 3ª divisão de Voleibol da CBV, são recebidas em Porto Velho pelo governador Jorge Teixeira e uma multidão.
 
1982 – Assinada a ordem de serviço para construção da hidrelétrica de Samuel.

1985 – Acabou a novela: o deputado estadual Angelo Angelin é o nome do PMDB para ser o “governador tampão a partir de maio.
 
2012 – Liderados pelo empresário Chagas Neto, grupo de amigos da cultura e da história de Porto Velho criam o facebook “Saudosismo Portovelhense”.
  
HOJE É

Iniciam o mês “Abril Azul” e o “Abril Verde”. Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Dia Internacional da Diversão no Trabalho. Dia Internacional da Proteção Civil. Dia da Abolição em 1755 da Escravidão Indígena.
Católicos celebram São Hugo de Grenoble, São Venâncio, São Valério Abade.

BRASIL

1808 — O príncipe regente D. João Maria de Bragança (futuro rei D. João VI) autoriza o funcionamento de fábricas e manufaturas de ouro, prata, seda, algodão, linho e lã no Brasil. 

1888 – A Princesa Isabel participa do ato de libertação coletiva dos escravos de Petrópolis. 

1964 – Inicia o regime militar no Brasil.
 
MUNDO

1976 – É fundada a Apple nos EUA, multinacional de tecnologia e produtor eletrônicos. 2004 — Google anuncia o Gmail para o público.

FOTO DO DIA
O AGENTE DA REVOLUÇÃO

Ele se autodeclarava “agente da revolução”, demitiu secretários, “adoeceu” o governador, fechou a prefeitura, nomeou secretários, mandou prender “subversivos” e outros que nem eram e governou durante 26 dias de abril de 1964.

O jornalista euro Tourinho, 30 anos depois contava: “Eu estava na porta do jornal (Alto Madeira, FOTO). Ele se identificou, disse estar há 3 dias na cidade e perguntou se podia usar minha sala para uma reunião, eu concordei e ele mandou chamar várias pessoas. Eu fui sentar na praça em frente ao jornal”.

No segundo dia foi ao “Carmela Dutra”, mandou chamou um professor e depois ia sempre a escola. “Se havia uma turma sem aula, se informava do assunto e dava a aula. Era muito bom em Matemática” citava o professor e historiador Abnael Machado de Lima.
 
A seu mando, a qualquer hora da noite uma patrulha militar prendia as pessoas. Quase no início de maio desapareceu, substituído por um coronel do EB nomeado governador.
 
Do capitão Anacreonte Cury Gomes pouco se sabe, e menos se fala. Ele não aparece dentre os que governaram o Território.
 
Morreu no Rio de Janeiro, muitos anos depois.

Postar um comentário

0 Comentários