Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A ação faz parte do calendário anual de eventos externos da Agevisa

Porto Velho, RO - A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, visa alertar para a conscientização sobre a doença tropical, muitas vezes negligenciada. O evento, que ocorreu no sábado (13), evidenciou também, o “Abril Verde”, que destaca a importância da saúde e segurança no trabalho, buscando prevenir acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

O projeto Agevisa em Ação, está no calendário anual de eventos externos da Agência. Na primeira edição, em 2023, participaram cerca de 500 ciclistas, já nesta, foram 617 inscritos; muitos que não se inscreveram, juntaram-se à turma do pedal, formando um enorme grupo que percorreu 13 km, partindo do Espado Alternativo e percorrendo trechos das avenidas Governador Jorge Teixeira, Santos Dumont, Lauro Sodré e Imigrantes, retornado ao ponto de partida.

Entre os serviços oferecidos, teve acolhimento e escuta psicológica, aferição de pressão arterial e glicemia, tipagem sanguínea e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, atendimento jurídico, orientações sobre cuidados com os pets e feira de adoção de cães e gatos, além da distribuição de brindes aos inscritos.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou as atividades desenvolvidas pela Agência na promoção da saúde e bem-estar da população. “A Agevisa representa os olhos de todo o Sistema de Saúde, atuando no combate a todo tipo de endemia, evidenciando os benefícios da atividade, como: ajudar no emagrecimento, melhorar o fortalecimento muscular, a respiração e circulação sanguínea, proteger o coração, regular a pressão arterial, reduzir o impacto nas articulações e melhorar a saúde mental.

MOBILIZAÇÃO PELA SAÚDE

Nas tendas formadas, no local da concentração, foram disponibilizados diversos serviços por meio de parcerias com instituições de ensino superior, empresas, órgãos estadual e municipal, e organizações não governamentais, como Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fundação de Hematologia e Hemaoterapia de Rondônia (Fhemeron), Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O diretor da Agevisa aproveitou a oportunidade para convidar a população para participar da próxima edição do projeto Agevisa em Ação, que acontece no dia 27 abril, na instituição filantrópica (Associação São Thiago Maior), na Rua Mané Garrincha, n° 3154, Bairro Socialista), por meio da Mobilização pela Promoção da Saúde na Comunidade, em alusão ao Dia Mundial de Atividade Física.

Postar um comentário

0 Comentários